SEGS Portal Nacional

Saúde

Saiba quando uma dor de garganta leva a danos no coração

  • Terça, 12 Abril 2022 10:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Neves
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Todos os anos, crianças e adultos passam a sofrer de graves doenças cardíacas, e tudo pode começar com uma dor de garganta não tratada. Esse será um dos temas discutidos por especialistas, durante o Fórum Doenças das válvulas cardíacas no Brasil, como proporcionar uma melhor jornada ao paciente, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) no próximo dia 12 de abril.

Uma infecção na garganta mal curada pode causar o desenvolvimento de uma febre reumática, doença que afeta mais de 40 milhões de pessoas no mundo, e causa mais de 300 mil mortes ao ano. Já as cardiopatias reumáticas são a consequência cardíaca da febre reumática aguda, em indivíduos com predisposição à doença, causada pela bactéria Streptococus Beta Hemolítico.

A incidência no Brasil é de cerca de 30 mil casos de febre reumática por ano, e afeta principalmente crianças e jovens que vivem em regiões de baixa renda e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a presidente do LAL, Marlene Oliveira, a falta de informação e de tratamento continuado são os principais motivos para o desenvolvimento da enfermidade.

“Precisamos reduzir o fardo das doenças cardiovasculares e as valvopatias são enfermidades importantes, cada vez mais comuns em nossa sociedade, mas muitas podem ser prevenidas e a grande maioria tratadas, proporcionando ao paciente uma vida com qualidade”, afirma Marlene.

De acordo com o SUS, de 2008 a 2015, foi registrado um total de 26.054 hospitalizações, devido a casos agudos de febre reumática e 54% dessas, com comprometimento cardíaco. Quase metade das cirurgias cardíacas abertas no país, feitas pelo sistema público, está relacionada à doença.

As valvopatias também podem ser decorrentes do processo de envelhecimento, que gera o desgaste das válvulas cardíacas. As mais comuns são a estenose aórtica e a insuficiência mitral. Os principais sintomas para essas doenças nos idosos são a falta de ar (dispneia) e cansaço. Nos casos de estenose aórtica, há também a dor no peito e a síncope (desmaios).

“É preciso ter muita atenção porque os sintomas das doenças cardíacas em idosos podem se confundir com o envelhecimento natural. As pessoas acreditam que o cansaço e a falta de ar são indícios da idade e acabam não procurando atendimento médico. Nesses casos, é fundamental o diagnóstico precoce, para evitar o agravamento da valvopatia”, destaca a presidente do LAL.

Sobre o evento
Fórum Doenças das válvulas cardíacas no Brasil, como proporcionar uma melhor jornada ao paciente
Quando: 12 de abril, terça-feira
Formato: Online
Horário: das 10h às 13h
Para ver a programação completa e fazer a inscrição, acesse a página do LAL

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version