SEGS Portal Nacional

Saúde

Você sabia que remédios comuns podem afetar a saúde de quem já tem problema no coração?

  • Sexta, 01 Abril 2022 11:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Teberga
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista orienta sobre quais medicamentos podem agravar a insuficiência cardíaca

Você provavelmente conhece alguém que já tomou algum remédio sem passar antes por um especialista, certo? Geralmente isso acontece com medicamentos de venda livre, pois o paciente acredita que por estar disponível para compra, sem prescrição, é seguro fazer o uso.

Porém, existem medicamentos - vendidos sem receita ou fitoterápicos – que podem agravar a insuficiência cardíaca, ou seja, o coração encontra dificuldade para bombear o sangue que vai atender as necessidades do corpo. De acordo com o DataSUS, a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de internações no Brasil, sendo somente em 2018, mais de 200 mil pacientes internados e mais de 22 mil mortes.

“Pacientes que já utilizam remédios para o coração, precisam redobrar os cuidados, pois dois ou mais medicamentos podem reagir entre si, causando um efeito colateral inesperado. Alguns medicamentos de venda livre podem fazer a pressão arterial subir, ou então, atrapalhar o efeito do remédio usado para o funcionamento do coração. Os anti-inflamatórios não esteroides, por exemplo, como a aspirina, comercializados sem receitas, precisam ser avaliados pelo médico, caso o paciente tenha uma doença cardíaca”, explicou o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior.

Outros medicamentos simples, como os que tratam azia e dor, podem levar a retenção de líquido e agravar a saúde do paciente. Já os que são fabricados à base de ervas, podem afetar o metabolismo dos medicamentos para insuficiência cardíaca. Porém, existem várias formas de tomar medicamentos, com ou sem prescrição, com segurança.

“Paciente que já apresenta doença cardíaca, deve se informar com o médico o que é preciso evitar quando receber uma prescrição de um novo medicamento. Mantenha todos os especialistas que cuidam da sua saúde, informados sobre sua doença cardíaca e sobre os medicamentos que utiliza diariamente. Além disso, mantenha os remédios em suas embalagens originais, assim ficará mais fácil identificá-los”, finalizou Dr. Elcio Pires Junior.

Sobre o especialista: Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version