SEGS Portal Nacional

Saúde

Câncer colorretal e o Março Azul

  • Sexta, 01 Abril 2022 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Sorio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dr. Julio Cesar Souza Lobo*

O câncer colorretal são tumores do intestino grosso. No Brasil, o câncer colorretal é o terceiro mais incidente na população, bem como a terceira maior causa de óbitos por neoplasias. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres (2021).

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer colorretal são:

- Sangue nas fezes; visível ou oculto;
- Alteração do hábito intestinal;
- Dor ou desconforto abdominal;
- Fraqueza e anemia;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes.

Sintomas estes que podem estar relacionados a várias patologias do aparelho digestivo, portanto, não sendo somente indicativo desta patologia.

A detecção precoce do câncer e de suas lesões precursoras, como pólipos ou doenças inflamatórias, é uma estratégia utilizada para possibilitar maior chance de um tratamento bem-sucedido.

O rastreamento dos tumores de cólon e reto (colorretal) podem ser realizados por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia.

Deve ser levado em conta a história familiar de neoplasias, de cólon e outros, para se determinar a idade e a frequência do rastreamento em determinadas populações.

De uma maneira geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que os países com condições de garantir a confirmação diagnóstica, referência e tratamento, realizem o rastreamento em pessoas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes. Caso o teste seja positivo deverá ser realizada uma colonoscopia para um diagnóstico mais preciso, e possíveis remoções de lesões precursoras ou tratamento de uma lesão já estabelecida. Quando do diagnóstico precoce o índice de cura pode chegar a 90%.

Como prevenção também contamos com as mudanças dos hábitos de vida, quase 30% de todos os cânceres colorretais podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas, perda de peso (obesidade) e abstenção de bebidas alcoólicas.

Tendo em vista a importância e a possibilidade de prevenção do câncer colorretal, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) em consonância com várias entidades nacionais e internacionais afins, alinharam-se em 2021, para criar o “Março Azul”, como mês da prevenção do câncer colorretal. Em 2021 a campanha impactou aproximadamente 40 milhões de pessoas, e neste ano inúmeras ações foram realizadas em todo território nacional o que irá impactar mais algumas dezenas de milhões de espectadores. Graças a uma mobilização no congresso nacional, março será considerado no calendário nacional como mês da prevenção desta neoplasia, como já é realizado para câncer de mama, próstata e outros. Realmente uma grande vitória para a saúde do povo brasileiro.

(Fonte Estatística INCA/2021)

*Dr. Julio Cesar Souza Lobo, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva - Hospital VITA Curitiba

Sobre o Hospital VITA - A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados - ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 01, 2026 Saúde

Abril Marrom alerta para o cuidado com doenças que…

Abr 01, 2026 Saúde

Botox e cirurgias plásticas: como funciona o seguro…

Abr 01, 2026 Saúde

Páscoa sem culpa: como aproveitar a data de forma…

Mar 31, 2026 Saúde

"Efeito Zoom": videoconferências e redes sociais…

Mar 31, 2026 Saúde

Saúde de pessoas trans vai além da identidade de gênero…

Mar 31, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e Páscoa: Como evitar excessos e…

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version