O Influeciador da saúde, Augusto Ruiiz, critica a gordofobia dentro da medicina
O Augusto Ruiiz, 25 anos, estudante de medicina em Bauru/SP, influencer e fundador da “Ruiiz Health Academy’, contando atualmente com mais de 200 mil seguidores na sua conta de Instagram, fala sobre o julgamento prévio à respeito do corpo e da saúde alheia. Cita a recente e indesejável onda de críticas que vivenciamos sobre a gordofobia, assunto esse que que foi abordado e muito bem discorrido pelo conhecido Thiago Abravanel (ator, cantor e ex BBB), na sua recente passagem pela “casa mais vigiada no país”.
"Atualmente uma pessoa acima do peso considerado padrão recebe críticas, olhares e é estigmatizada como doente, apenas por estar fora de um padrão socialmente imposto. Por isso, antes de qualquer discussão, devemos compreender o conceito de saúde segundo a OMS, a qual preconiza que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Sabendo disso, devemos relembrar que para algumas vertentes da medicina apenas um IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30 é suficiente para classificar obesidade como doença Entretanto, o debate é muito mais profundo e complexo pois a obesidade enquanto doença se confirma através da instalação de síndrome metabólica, a qual se caracteriza por uma inflamação sistêmica leve e que pode se manifestar por resistência insulínica, dislipidemias, hipertensão e outros achados que precisam de uma avaliação clínica, laboratorial e radiológica, não bastando apenas de um olhar superficial.
Notório na medicina que o IMC elevado tem maior prevalência em síndromes metabólicas, mas não podemos proferir pré-julgamentos sobre isso antes de uma avaliação minuciosa, humana e principalmente feita por um profissional capacitado, o qual busca compreender os motivos pelos quais aquele paciente está obeso e qual o impacto disso não apenas em seus exames, mas também em sua vida social e no seu bem estar, os quais também são pilares na classificação de saúde da OMS'', explica Ruiz .
Ruiiz finaliza salientando a importância da ampliação do debate sobre a obesidade em lugares como o BBB, que tem uma grande audiência na TV aberta, dando espaço para pessoas tidas como “gordas” colocarem suas experiências em pautas, convidando a todos a fazer a seguinte reflexão:
"Quando vemos uma pessoa magra ficamos nos perguntando se ela está em carência de algum nutriente? Então, por que a sociedade continua obcecada por classificar uma pessoa como doente apenas pela sua aparência e não por todo um contexto metabólico?"
+ SOBRE AUGUSTO RUIZ:
O Augusto Ruiiz, com apenas 25 anos, de Bauru, vem se destacando na mídia com entrevistas para UOL, IG, MSN Notícias entre outros e nas redes sociais com mais de 280 mil seguidores no Instagram. Como estudante quartoanista de medicina, foi aprovado no segundo semestre de 2018 na Faculdade São Leopoldo Mandic Araras, uma das cinco melhores do país), se destacando com seu conteúdo divertido, mas sem perder a qualidade da informação sobre a realidade da vida de um estudante de medicina, trazendo curiosidades sobre a medicina como um todo e a qualidade de vida, de forma leve e com importantes informações.
Em 2020, cursou “LifeStyle Medicine”, ministrado pela consagrada Universidade de Harvard, em Boston/EUA, onde adquiriu habilidades para ajudar os pacientes a adotarem hábitos saudáveis e prevenirem doenças.
Essa especialização já é aplicada há quase duas décadas nos Estados Unidos em grandes instituições. Aqui no Brasil a medicina do estilo de vida vem ganhando cada vez mais notoriedade, pois o objetivo principal é a utilização de ferramentas que o indivíduo já possui para promover uma saúde fácil, constante e alcançável, principalmente através da alimentação, atividade física, saúde do sono, controle de toxicidade, saúde mental e relacionamentos.
Recentemente, Augusto Ruiz, além de um pródigo aluno de medicina, também é empreendedor pois sua outra paixão é mundo da tecnologia e dos negócios, surgindo, assim, a ideia de inaugurar a sua Clínica Ruiiz na cidade de Bauru/SP, tendo ainda uma coluna no site DeuClick.com.br, com temas variados sobre a saúde de adolescentes e jovens adultos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>