SEGS Portal Nacional

Saúde

SAÚDE PREVENTIVA - Para combater reinfecção por covid-19 é fundamental manter os exames de rotina em dia

  • Sexta, 25 Fevereiro 2022 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Encontrar alguém que realmente goste de ir ao médico não é tarefa simples, mas deveria ser. Em meio a uma pandemia que assola o mundo, ter o hábito de realizar exames de rotina, colabora para combater reinfecção por Covid-19, por exemplo, além de detectar doenças previamente, em especial aquelas que são silenciosas no início, ou seja aquelas que não dão sinais através dos sintomas.

Bárbara Pereira, Imuno hematologista pela UFRJ e biomédica responsável pelo setor de análises clínicas do Lach, laboratório e clínica, no Jardim Botânico, ressalta que a manutenção da saúde requer, além de bons hábitos alimentares e atividades físicas, conhecer o corpo e entender suas necessidades. “Diversos estudos apontam que ter boa saúde ajuda no combate ao vírus. O hábito de realizar exames periódicos promove a medicina preventiva. São inúmeras vantagens para uma vida saudável, enfatizando a longevidade. É bem mais barato prevenir, o paciente não sofre pela doença. Precisamos virar a chavinha de ter que primeiro ficar doente para depois pedir ajuda”, explica a biomédica.

Abaixo a especialista destaca cinco exames de rotina e importância de cada um deles. Os testes buscam detectar alterações no funcionamento do organismo antes mesmo que qualquer problema ou doença possa se manifestar. São eles:

GENOMA (DNA na palma da mão)

Realizado através de uma coleta de saliva o teste sequencia 100% do seu DNA e elabora um laudo de 500 páginas, gerando um pen drive com cerca de 2 giga de informação genética do paciente. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

INTOLERÂNCIA

O exame avalia mais de mil tipos de substâncias, não só nos alimentos, mas também em conservantes, elementos do ambiente como poeira, fungos, grama, etc. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

VITAMINAS E MINERAIS NO CABELO

O teste avalia a concentração de minerais presentes no organismo e, assim, ajuda o médico na elaboração de um plano de tratamento, por exemplo, para que a pessoa se sinta melhor e tenha mais qualidade de vida. É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

MICROBIOMA INTESTINAL

Teste genético que consegue extrair, sequenciar e mapear o DNA das células bacterianas que habitam o intestino. O objetivo do exame é identificar seu desequilíbrio (disbiose) e trazer melhorias clínicas nos tratamentos com antibióticos e quimioterápicos, além de embasar intervenções com prebióticos e probióticos. Com o laudo do exame em mãos é possível traçar um tratamento para equilibrar as bactérias, ajudando muito nas dietas e no funcionamento do intestino e as vezes até no problema de mal hálito (halitose). É indicado realizar o exame de 3 a 6 meses de acordo com o critério do seu médico.

ANCESTRALIDADE

Um exame simples realizado pela saliva e de rápida interpretação. O DNA é extraído dessa amostra, por meio de uma série de processos – que incluem a exposição dela a produtos químicos e até mesmo girá-la a mais de 10.000 rotações por minuto (RPM). Além da ancestralidade global e a linhagem específica de uma pessoa, os testes de ancestralidade conseguem mapear genes e indicar predisposições genéticas a doenças, como diabetes, Parkinson e Alzheimer; verificar quais medicamentos funcionam melhor para alguém e até mesmo indicar sua tolerância à lactose, cafeína e glúten. A busca de parentes também é possível através do teste de ancestralidade, no entanto, se restringe ao banco de dados do laboratório em que é realizada a análise. No caso do teste de ancestralidade, basta realizar apenas uma vez.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version