Especialista em medicina esportiva aponta importância de autocuidados com a imunidade
Lucas Jankauskas dá três dicas valiosas para aumentar a imunidade e reduzir o risco de agravamento em infecções virais
Em tempos em que o sistema de saúde passa pelo desafio causado pela Covid-19, a sociedade se vê na condição de agir com cautela para evitar a necessidade de idas aos hospitais, seja por infecção pelo novo coronavírus ou por causas distintas. Dentro dessa nova rotina de cuidados, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater as ameaças ao nosso organismo: o sistema imunológico.
Pensando nisso, o dr. Lucas Jankauskas, médico especialista em medicina esportiva, lista três substâncias para manter a imunidade alta e pronta para combater infecções virais e outros tipos de doenças.
VITAMINA D
A primeira indicação é a Vitamina D, que apresenta grandes benefícios ao sistema cognitivo, proporcionando concentração, foco e é indicada há bastante tempo por neurologistas no protocolo Coimbra, para regressão de Alzheimer e esclerose múltipla.
"Também nos favorece muito no sentido de reparo tecidual, fazendo a fixação do cálcio dentro da matriz óssea. Ou seja, ela aumenta a qualidade óssea no organismo e é o carro-chefe de todas as vitaminas (mesmo sendo apresentada hoje como um hormônio) no que tange a parte imunológica e a forma mais adequada de aplicá-la é de maneira intramuscular, uma vez que é uma vitamina lipo solúvel e que necessita da gordura para ser absorvida", explica.
RESVERATROL
O Resveratrol é basicamente um antioxidante extraído da uva. Um estudo da do setor de Biologia Molecular da Universidade da Califórnia mostra uma capacidade altíssima dele frear a disseminação de algumas variáveis da Covid-19.
"É um elemento que pode, ao mesmo tempo, contribuir para um sistema antioxidativo do organismo e otimizar a função imunológica. É um medicamento muito usado para fortalecer a imunidade", diz o diretor da Clínica Jankauskas.
LISINA
Lisina é um aminoácido com ação antiviral que auxilia no combate a infecções virais, como, por exemplo, herpes labial, aumenta a produção de imunoglobulinas e facilita a absorção de cálcio.
"Ninguém está livre de ser contaminado por coronavírus, H3N2, H1N1 ou mesmo a gripe comum. Porém, sob o aspecto de um fortalecimento do sistema imunológico, a chance de desenvolvimento de uma comorbidade diminui consideravelmente", finaliza.
O especialista ressalta que é fundamental tentarmos manter uma boa imunidade, já que ela é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas.
Sobre o drº Lucas Jankauskas
Diretor da Clínica Jankauskas e especialista em medicina esportiva, o Drº Lucas Jankauskas é responsável por todo o acompanhamento clínico desportivo de atletas, desde o amador ao profissional e oferece programas diferenciados voltados ao alto rendimento, programas para competições, ganho de massa muscular, suplementação esportiva e todos os ajustes metabólicos e hormonais que fazem o diferencial de um indivíduo fisicamente ativo.
A Clínica Jankauskas dispõe de um processo de avaliação que consiste na realização de exames laboratoriais acrescido da avaliação física por dobras cutâneas e diâmetros ósseos e objetiva proporcionar ao cliente uma melhor qualidade de vida para que realmente usufrua de todos os benefícios dentro da sua modalidade desportiva, do lazer ao alto rendimento.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>