SEGS Portal Nacional

Saúde

Uso indiscriminado de medicamentos traz piora à saúde bucal

  • Sexta, 18 Fevereiro 2022 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Gregorutti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cirurgião-dentista especializado no atendimento a pessoas com necessidades específicas alerta sobre o risco de se tentar resolver um problema dental desta forma

A automedicação tem ganhado ainda mais força nos últimos anos, devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Na tentativa de resolver problemas de saúde, inclusive de saúde bucal, e ao medo da Covid, as pessoas por vezes evitam as idas aos serviços de saúde, lançando mão do uso de medicamentos por contra própria, sem prescrição do médico ou do cirurgião-dentista. Este comportamento, segundo o cirurgião-dentista Dr. Thomaz Regazi, gera uma série de riscos à saúde.

O especialista, que é voltado ao atendimento a pessoas com diferentes necessidades específicas, como pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos e acamados, nota que este é um comportamento recorrente no Brasil. “Noto que a pandemia agravou o problema. No caso de problemas dentários, o uso de medicamentos sem prescrição só os mascara. A demora na procura pelo devido atendimento acarreta na piora do quadro. Desta forma, quando é atendido, o paciente já está com mais dor e desconforto, e o problema bucal em si está mais grave do que se ele tivesse buscado ajuda logo no início dos sintomas", aponta. “De fato, atualmente, não há nenhum benefício em esperar. O importante é que o dentista siga todos os protocolos de segurança no atendimento”, complementa o Dr. Regazi.

Pessoas com necessidades específicas de atendimento

No caso de algumas das pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos com necessidades específicas e acamados, é essencial que eles contem com o apoio e bom senso de seus familiares e cuidadores. “Por vezes, a questão financeira fala alto. Há casos em que o paciente, por diferentes motivos, não pode colaborar com o cirurgião-dentista durante o atendimento, sendo então necessário que o atendimento deste profissional ocorra ao lado de um médico anestesiologista, para que se ofereça segurança e conforto ao paciente”, exemplifica o especialista. “O medo de que o paciente contraia a Covid também é uma questão importante. Porém, com os devidos cuidados, os riscos são minimizados. Diante da necessidade de se cuidar do problema bucal, é melhor buscar o atendimento”, avalia.

Riscos da automedicação

“Usar remédios inadequadamente, em doses e por períodos incorretos, às vezes ameniza temporariamente a “dor de dente”. Por outro lado, este é um comportamento que ajuda a mascarar e piorar os problemas de saúde bucal do paciente”, explica o Dr. Regazi. Além disso, eles podem trazer inúmeros efeitos adversos para a saúde. Segundo ele, são diversos os tipos de medicamentos que são utilizados corriqueiramente, de forma indiscriminada, desde antialérgicos e analgésicos até anti-inflamatórios, corticoides, broncodilatadores, etc.

“De modo geral, para evitar uma piora do estado de saúde bucal, não se deve fazer o uso de medicamentos sem a prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Deve-se seguir a dose que foi prescrita e nos horários corretos e não parar o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado”, conclui.

Sobre o Dr. Thomaz Regazi – O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a pessoas com diferentes necessidades específicas de atendimento -- pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho - São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI - Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version