Nomus realiza diagnóstico gratuito em indústrias de pequeno e médio porte
Em janeiro, a empresa de tecnologia de gestão disponibilizou seu especialista para uma sessão particular para diagnóstico e planejamento para 2022
A boa gestão e definição de estratégias para o setor industrial são pontos fundamentais para que empresas do ramo sejam bem-sucedidas. Para evoluir essa questão e ajudar o setor a se desenvolver, a Nomus, especializada em sistemas de gestão industrial, realizou a primeira edição do Diagnóstico Industrial 360. Foram selecionadas cerca de 20 indústrias, de todo o país, para receberem uma sessão de consultoria particular para diagnóstico de seu Diretor Comercial, Thiago Leão. O executivo é Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e possui mais de 13 anos de experiência no ramo industrial.
O objetivo do Diagnóstico Industrial 360 é ajudar as lideranças das indústrias a identificarem as áreas com mais gargalos, enxergar as oportunidades de melhorias e discutir ações para serem implementadas. Para tanto, a Nomus esteve com empresas de segmentos diversos, como fabricantes de máquinas e equipamentos, do ramo plástico e químico, por exemplo. Após a reunião individual de uma hora com o especialista, foi elaborado um diagnóstico para orientar ao líder ou gestor os pontos principais que podem entrar em um planejamento de ação para 2022.
Neste processo, participaram indústrias de pequeno e médio porte com níveis diferentes de maturidade de gestão. Como principal resultado, foi observado que ainda há uma carência na atualização da gestão dentro deste setor para acompanhar a competitividade do mercado atual, conforme explica Thiago. “Notamos que existe uma deficiência, em especial, na definição de processos. Outro ponto é que também a falta de digitalização, porque o uso de papel e planilhas ainda são uma realidade em muitas indústrias. Algumas até possuem uma ferramenta de gestão, mas não exploram todo o potencial por falta de conhecimento ou ineficiência no processo”, afirmou.
Outra observação feita por Thiago foi a carência de investimento na parte de gerenciamento e atualização dos colaboradores. O executivo explica que “frequentemente, o gestor do ramo industrial foca apenas na aquisição de maquinário com tecnologia de ponta para obter melhores resultados, o que não é tão assertivo. É importante aprimorar a eficiência investindo também em gestão e capacitação para que as decisões sejam tomadas de forma rápida e com mais segurança”. A rotina de feedback periódico individual ou em grupo aproxima a equipe e melhora a comunicação, o que é fundamental para atingir bons resultados, e é outro ponto ressaltado pelo engenheiro.
Por fim, a última observação se deu na qualificação das pessoas. “A mentalidade de que a tecnologia pode substituir a presença humana ainda existe nesse setor e precisamos deixar claro o quanto a tecnologia, na verdade, ajuda as pessoas nesse contexto. Os recursos tecnológicos existentes surgem para aprimorar o trabalho desempenhado pelos colaboradores, deixando atividades mais operacionais para sistemas, como o ERP e PCP”, prossegue Thiago. “Esperamos que o nosso diagnóstico impulsione a gestão dessas empresas e que possamos agregar valor ao ramo industrial como um todo”, finaliza.
Sobre a Nomus
No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>