SEGS Portal Nacional

Saúde

Estratégias de acolhimento evitam traumas no atendimento odontológico de pessoas autistas

  • Quarta, 09 Fevereiro 2022 11:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Gregorutti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Primeiro contato com o dentista deve acontecer, idealmente, na infância, segundo cirurgião-dentista especializado

Sem um acompanhamento odontológico especializado, que ofereça o devido acolhimento e que atenda às necessidades específicas de atendimento, o paciente autista pode desenvolver uma condição bucal precária. A opinião é do Dr. Thomaz Regazi, cirurgião-dentista especializado no atendimento a pessoas com diferentes necessidades específicas, como pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos e acamados.

Apesar de o Brasil estar incluído no 1/3 dos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que dispõem de legislação para as pessoas com deficiência, a saúde bucal é a assistência em saúde mais negligenciada para este público, segundo o Conselho Federal de Odontologia.

"Em geral, a pessoa autista precisa ter acesso a especialistas de diferentes especialidades para acompanhar seu estado de saúde. As visitas ao dentista precisam estar dentro da sua programação anual. Idealmente, o primeiro contato da pessoa com o dentista deve acontecer já na infância, com o surgimento dos primeiros dentes, para que se familiarize com o profissional desde cedo. Com especialização e acolhimento, é possível atender muito bem este paciente”, afirma o Dr. Regazi.

Segundo o especialista, cada paciente é único e é necessário que o profissional conheça suas características específicas de desenvolvimento e detalhes que possam vir a dificultar a correta higiene bucal e o próprio atendimento odontológico, que pode ser em consultório ou domiciliar. A comunicação com a família e pessoas responsáveis também é fundamental para que as consultas sejam tranquilas e não causem qualquer trauma ao paciente.

Dependendo do grau do transtorno do espectro autista (TEA) e outros fatores que promovam uma saúde oral desfavorável, como uma dieta cariogênica, hábitos como apertar ou ranger os dentes, morder bochechas, lábios e língua, entre outros, o paciente autista pode apresentar diferentes problemas orais, que exigem o devido tratamento.

“Para a prevenção e adequado acompanhamento da saúde bucal, o cirurgião-dentista precisa conhecer técnicas terapêuticas que acolham este paciente, de modo a transmitir segurança e conquistar a confiança necessária para que ele se sinta confortável com o atendimento”, esclarece o Dr. Thomaz.

Estratégias que evitam traumas no atendimento

O tratamento de pessoas com TEA requer uma abordagem personalizada, que se inicia durante o primeiro contato com os familiares ou cuidadores, para o devido entendimento da situação do paciente.

Segundo o Dr. Regazi, é possível oferecer métodos terapêuticos direcionados como, por exemplo, proporcionar um ambiente tranquilo e com pouco estímulo visual, luzes reguláveis e música de fundo suave, que ajudam a acalmar o paciente que reage exageradamente a estímulos visuais, auditivos, olfativos, entre outros.

“Em casos de urgência odontológica, em que há necessidade de cirurgia e o paciente se recusa a abrir a boca por medo, dor ou estresse, o uso do óxido-nitroso ou o apoio de um médico anestesiologista podem contribuir para um atendimento bem sucedido, sem gerar traumas ou oferecer riscos ao paciente durante o tratamento”, aponta. "O mais importante é não privar estes pacientes dos cuidados com sua saúde bucal, tão importante para seu bem-estar e saúde como um todo. Para isso, os familiares devem buscar um profissional especializado neste atendimento a fim de garantir um tratamento odontológico adequado", conclui.

Sobre o Dr. Thomaz Regazi - O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a pessoas com diferentes necessidades específicas de atendimento -- pessoas com deficiência, idosos, pacientes oncológicos, pediátricos e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho - São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI - Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version