SEGS Portal Nacional

Saúde

Mês da Conscientização Sobre O Lupus Eritomatoso Sistêmico e a Fibromialgia

  • Segunda, 07 Fevereiro 2022 11:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Patologias invisíveis com desafios reais

Muitas dúvidas cercam o lúpus e a fibromialgia, por isso, a importância do “fevereiro roxo” para esclarecer e alertar sobre os sintomas e cuidados com essas doenças. As duas patologias são consideradas “invisíveis” e de difícil diagnóstico por serem confundidas com outras doenças. Muitas pessoas convivem com essas enfermidades que acometem principalmente mulheres entre 20 e 50 anos, porém descobrem de maneira tardia. Atualmente, cerca de 5 milhões de indivíduos têm lúpus no mundo; já, a fibromialgia, atinge 2,5% da população mundial.

A presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR), Mariana Peixoto, alerta sobre a eficácia da campanha, uma vez que, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais chance de sucesso no tratamento e redução de sequelas. “Lúpus e fibromialgia são patologias diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são crônicas, ainda incuráveis, mas plenamente tratáveis.

“A campanha Fevereiro Roxo tem como objetivo conscientizar a população sobre essas patologias para identificação ainda em fase inicial, proporcionando melhor qualidade de vida. É preciso promover ações, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que ainda sofrem”, afirma a presidente da SMR.

O lúpus é uma doença inflamatória e acomete vários órgãos, como os rins, a pele, as articulações, os pulmões e o coração. As diversas formas de manifestação clínica confundem e atrasam o diagnóstico. As mulheres em idade, entre 20 e 45 anos, são as mais acometidas, representando 90% dos casos. A estimativa é que uma em cada 1.700 brasileiras conviva com o problema.

A fibromialgia é comum entre os diagnósticos reumatológicos, entretanto, se trata de uma doença silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e, sem uma alteração física, a não ser a dor. A doença é causa por uma amplificação dolorosa, ou seja, a pessoa sente mais dor do que as outras pessoas. Sua origem ainda é desconhecida, mas habitualmente os sintomas aparecem após eventos graves, como traumas físicos ou psicológicos e casos de infecção. Os dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) apontam que a enfermidade afeta entre 2% a 3% da população, incluindo idosos, adolescentes e crianças.

A Sociedade Mineira de Reumatologia explica que cada doença apresenta um tratamento específico, mas uma abordagem multidisciplinar é muito importante para o sucesso da estratégia. O uso correto das medicações prescritas, a prática de atividade física regular, uma alimentação saudável e a busca por pensamentos positivos com redução de stress são a chave para o bom controle da doença. Tenha sempre um reumatologista de confiança e siga suas orientações, pois eles estão dispostos a ajudar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version