Série Ideias #Emcasacomsesc Debate a Importância do Humor Para a História Cultural e o Uso de Sustâncias Psicoativas e Saúde Mental e Sexual
Participam das mesas o historiador Elias Thomé Saliba, os professores Leandro Antônio de Almeida e Thaís Leão Vieira, o psicanalista Bruno Branquinho, o advogado e pesquisador, Belmiro Vivaldo, entre outros.
Transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube da instituição, a série Ideias convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade
youtube.com/sescsp
A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nos dias 8 e 10 de fevereiro, a série traz os debates “Além do Riso: Reflexões sobre o humor em toda a parte”, na terça (dia 8), e "Consumo de Substâncias Psicoativas, Saúde Mental e Sexual", na quinta (dia 10).
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC
8/2 - Além do Riso: Reflexões sobre o humor em toda a parte
O humor é tema importante para a História Cultural. O livro "Além do Riso: reflexões sobre o humor em toda parte" é o resultado do trabalho de 17 pesquisadores que desvendam os códigos culturais ocultos nas produções humorísticas. Desde 2013, o grupo de historiadores se dedica as diversas linguagens do cômico: na imprensa, na literatura, no cinema, no teatro, na televisão e no universo digital.
Com Elias Thomé Saliba, historiador, professor titular do Departamento de História da FFLCH da USP, pesquisador 1A do CNPq, coordenador do site humorhistoria.wordpress.com e autor, entre outros livros, de Raízes do Riso (Cia. das Letras) e Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários: ensaios de História Cultural do Humor (Itermeios/USP,2018).
Leandro Antônio de Almeida, mestre e doutor em História Social pela USP, professor do curso de licenciatura em História da UFRB Campus Cachoeira-BA, integrante do Grupo de Pesquisa Humor e História (USP) e coordenador do Grupo de Pesquisa Roda de Histórias (UFRB).
Thaís Leão Vieira professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em História, Linguagens e Cultura (GEPHLC/UFMT). Autora de "Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho" (São Paulo: Ed. Verona, 2014 e-book). Atualmente é editora-chefe da Revista Territórios & Fronteiras (PPGHis-UFMT).
Mediação e apresentação
Andréa de Araújo Nogueira, historiadora pela USP. Mestre em Artes Visuais pela Unesp - IA e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Integra como Pesquisadora Colaboradora o grupo "As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)" com o estudo sobre a produção de Hilde Weber (1913-1994).
10/2 - Consumo de Substâncias Psicoativas, Saúde Mental e Sexual
O "chemsex" pode ser traduzido didaticamente como "sexo químico", referindo-se ao comportamento de associação do uso de substâncias psicoativas em práticas sexuais, com especial incidência na comunidade LGBTQIA+. A mesa debaterá o contexto de surgimento e ascensão no Brasil, as possíveis causas de adesão dos seus praticantes, os riscos associados e como a política de saúde pública brasileira ainda se mostra inadequada para adequado enfrentamento do fenômeno.
Com Bruno Branquinho, psiquiatra pela USP, psicanalista e especialista em saúde mental da população LGBTQIAP+.
Belmiro Vivaldo, doutor em Direito pela UFBA, autor da tese "O Chemsex (Sexo químico) no Brasil e os desafios à construção de uma política pública de saúde". Advogado e pesquisador na área de bioética.
Mediação e apresentação
Danilo Cymrot, doutor em Direito pela USP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
+ SESC NA QUARENTENA
O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.
Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP
+ SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>