Mamografia É Fundamental Para Cura do Câncer
Dia da Mamografia – 5 de fevereiro
Exame evoluiu e versão digital apresenta maior qualidade e mais eficácia no diagnóstico
A proposta da data é chamar a atenção sobre a importância do exame para detecção precoce de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008. A mamografia evoluiu e a inovadora versão digital, por exemplo, apresenta uma qualidade mais eficaz e, consequentemente, com maior capacidade para identificar e interpretar as alterações mamárias, permitindo ao radiologista, inclusive, ajustar as imagens para realçá-las ou ampliá-las para uma análise mais adequada.
O exame de mamografia aponta qualquer alteração no tecido mamário. Os especialistas explicam que, considerando a normalidade, o radialista avalia as imagens das mamas, verificando se há algum tipo de lesão ou nódulo. As entidades, como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), recomendam a mamografia anual, a partir dos 40 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma) para o triênio 2020-2022. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). A mamografia é conhecida como radiografia das mamas, sendo o principal método diagnóstico para fase inicial.
O exame também pode ser realizado, antes dos 40 anos, entre mulheres nos grupos de risco. Os laudos são emitidos de forma convencional (analógico) ou digital. Existe uma diferença entre os dois, porém, ambos são eficientes e importantes para a qualidade nos resultados da mamografia. O médico radiologista da clinica Venus Mamografia, Joaquim Bonfim, explica que os laudos emitidos, a partir do exame convencional, são mais trabalhosos e demorados, exigindo maior cuidado com a armazenagem para evitar alteração nas imagens. "É preciso ter muita atenção, porque esses arquivos podem ser perdidos. Por isso, muitas clínicas, hospitais e unidades de saúde apostam em imagens e laudos digitalizados, significando uma revolução importante para a saúde", afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>