SEGS Portal Nacional

Saúde

No Dia Mundial do Pulmão o Instituto Lado a Lado pela Vida alerta a população sobre os riscos do câncer de pulmão

  • Sexta, 07 Janeiro 2022 11:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença é a responsável pela morte de 1,76 milhão de pessoas no mundo

Em 25 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Pulmão! A data tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância desse órgão, vital para a nossa saúde, e aumentar a conscientização para as doenças relacionadas a ele. A principal delas é o câncer de pulmão, segundo tipo mais comum no Brasil. Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM, somente em 2019, o país registrou 29.354 mortes, sendo 16.733 homens e 12.621 mulheres.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência global do carcinoma pode chegar a 2,09 milhões de novos casos por ano, sendo o câncer que mais mata no mundo, com 1,76 milhão de óbitos. O principal fator de risco é o tabagismo, porém o índice em não fumantes chega a 20%. Além do câncer, outras enfermidades que atingem o órgão devem ser observadas, como a tuberculose, Doença Pulmonar Obstrutiva (DPO), asma, pneumonia e enfisema pulmonar. O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), que trabalha campanhas sobre o tema, como a “Respire Agosto”, faz um alerta tanto a população, quanto aos órgãos públicos para que o problema não seja negligenciado.

De acordo com Marlene Oliveira, presidente do LAL, é imprescindível que a discussão alcance a toda população para que haja controle das doenças, principalmente do câncer. “Nós procuramos orientar e estimular a população a dar atenção à saúde dos pulmões, sejam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou aqueles que utilizam a saúde suplementar, para que em suas passagens pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pelos consultórios médicos questionem sobre como fazer o controle da saúde dos pulmões. A conscientização é a chave para a redução dos altos índices”, aponta Marlene.

Um dos objetivos principais do LAL é desmistificar informações duvidosas que circulam entre as pessoas, principalmente na internet. “Disponibilizamos informações qualificadas, para que a população seja bem informada e possa se prevenir e entender a gravidade do problema. Um alerta que temos feito com ênfase é sobre o uso crescente do cigarro eletrônico entre os jovens. Muitos afirmam que ele é menos prejudicial à saúde, mas a ciência afirma que o vapor inalado contém substâncias cancerígenas. Dar visibilidade às informações verídicas salva vidas”, argumenta a presidente.

A prevenção da saúde do pulmão passa pelo acompanhamento médico, assim como pela atenção aos fatores que interferem diretamente no surgimento de um tumor, de acordo com Igor Morbeck, oncologista e membro do comitê científico do LAL. “A exposição passiva ao tabaco, histórico familiar de câncer de pulmão e avanço da idade são alguns dos fatores que devem ter a atenção no tocante a prevenção. Além disso, exposição recorrente a altos níveis de poluição do ar, gás radônio e amianto — encontrado em locais de atividades de mineração — também são considerados fatores de risco”, afirmou o oncologista rebatendo o mito de que só desenvolve câncer quem é fumante.

“Apesar do fumante ter 20 vezes mais chances de desenvolver a doença, hoje, os consultórios médicos já registram índices próximos a 20% dos novos casos em pacientes que nunca fumaram. Isso reforça a necessidade do diagnóstico precoce e do conhecimento específico da doença, para elevar o potencial de cura" reforça Morbeck.

O diagnóstico precoce, aliado a um tratamento adequado, aumenta as chances de cura, segundo Morbeck. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer no Estados Unidos revela que 55,2% dos pacientes que obtiveram um diagnóstico da doença ainda localizada alcançam uma sobrevida de 5 anos ou mais. “Com a radiografia do tórax, um exame simples, é possível detectar a presença do tumor e combater seu desenvolvimento. Para isso, é imprescindível a ida frequente ao médico ou ao posto de saúde, para acompanhamento da saúde dos pulmões”.

Marlene destaca o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de detecção e combate à doença. “Sem um sistema de atendimento qualificado não conseguiremos reduzir as taxas de incidência no país. É imprescindível que o SUS seja o foco das políticas públicas quando o assunto é prevenção e diagnóstico precoce. Nossa luta é por criação de políticas públicas que deem suporte ao SUS para que ele atenda plenamente a demanda da população”, finalizou.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL)

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version