SEGS Portal Nacional

Saúde

Diálise peritoneal: conheça o tratamento realizado por Cid Moreira

  • Sexta, 07 Janeiro 2022 11:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fundação Pró-Rim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Após descobrir uma deficiência dos rins há um ano, o jornalista está sendo submetido a diálise peritoneal, uma terapia que pode ser realizada em casa. Descubra que tratamento é esse que substitui a função dos rins e garante mais flexibilidade na rotina do paciente.

Nesta terça-feira (04/01) em seu Instagram, o jornalista Cid Moreira revelou que está fazendo o tratamento de diálise peritoneal. Diferente da hemodiálise, este tipo de tratamento é realizado em casa com o auxílio de uma máquina. Segundo o relato da esposa do jornalista, Fátima Sampaio, o problema nos rins foi descoberto há um ano após um check-up de rotina.

Ao longo do vídeo publicado na conta de Cid Moreira na rede social, a esposa comenta que inicialmente o jornalista realizou as sessões de hemodiálise no hospital, e ao descobrirem a possibilidade do tratamento em casa optaram pela diálise peritoneal por conta do conforto. Este método pode ser feito em casa e até mesmo, durante o período de sono do paciente. O jornalista, famoso por sua voz e por apresentar o Jornal Nacional por 27 anos, está com 93 anos de idade.

O que é a diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é umas das três Terapias Renais Substitutivas (TRS), ou seja, é um tratamento que exerce as funções dos rins para manter a vida do paciente. As duas outras terapias são a hemodiálise, onde o paciente precisa ir até uma clínica para realizar o tratamento que filtra o sangue com o auxílio de uma máquina, e o transplante renal, no qual o paciente recebe um “novo” órgão, seja de um doador falecido ou vivo.

Assim como a hemodiálise, a diálise peritoneal tem a mesma finalidade de tirar o excesso de água e de substâncias tóxicas do organismo, as quais deveriam ser eliminadas por meio da urina, mas por ter a insuficiência renal não consegue fazer este processo naturalmente. A diferença entre os dois tratamentos, é que ao invés do paciente se dirigir até uma unidade de hemodiálise, ele pode realizar a terapia em casa e com a ajuda de seus familiares.

“A diálise peritoneal é uma excelente opção de terapia renal substitutiva para os pacientes que desenvolvem a insuficiência renal. Além de possibilitar a realização do tratamento em seu domicílio, a diálise peritoneal preserva a função renal residual (restante da função dos rins) por mais tempo, o que garante flexibilidade na prescrição do paciente em diálise peritoneal. Nessa terapia, o paciente tem a autonomia para adequar o seu tratamento a sua rotina e as suas necessidades, como trabalhar, estudar e viajar. Isso traz ao paciente e seus familiares, qualidade de vida e satisfação com a terapia”, comenta a médica nefrologista e Coordenadora do serviço de Diálise Peritoneal da Fundação Pró-Rim, Dra. Viviane Calice da Silva.

A Fundação Pró-Rim oferece o tratamento de diálise peritoneal aos pacientes renais crônicos em suas unidades de Balneário Camboriú e São Bento do Sul, em Santa Catarina, e em Palmas no Tocantins. Além de ser parceira da Clínica de Tratamento de Doenças Renais – CTDR, que também realiza o tratamento de diálise peritoneal para mais de 160 pacientes renais por mês, sendo o maior serviço do estado de Santa Catarina.

Paciente pode realizar o tratamento de diálise peritoneal em casa com o auxílio de familiares. (Foto: Fundação Pró-Rim)

Sobre a Pró-Rim:

A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais. É reconhecida como referência nacional na área de nefrologia. É pioneira em transplantes renais no Estado e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1.830 transplantes renais, é a primeira instituição de nefrologia do mundo a receber a certificação internacional Qmentum. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins, e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version