Médico cardiologista dá dicas de como retornar às atividades físicas pós-Covid
Com o objetivo de auxiliar pacientes que desejam reiniciar a prática de atividades físicas neste início de ano, após contrair o Covid-19, o médico cardiologista Dr. Mateus Freitas Teixeira (Diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro – SMEERJ, membro do Comitê de Medicina Desportiva da Associação Médica Fluminense – AMF e Médico do Esporte do Clube de Regatas Vasco da Gama) criou uma lista de cuidados essenciais:
1) Procure seu médico Cardiologista ou Clínico Geral para avaliação pré-retorno (se possível, procure um especialista em Medicina do Esporte)
2) Inicie as atividades de forma progressiva
3) Aumente períodos de descanso entre um exercício e outro
4) Alie exercícios de força com exercícios aeróbicos
5) Lembre-se que exercício físico é o melhor remédio
O especialista ressalta ainda que, por ser uma doença ainda nova, os cuidados e condutas acima são necessários para garantir melhor segurança de qualquer paciente. “Por mais que pareçam dicas conservadoras, o ideal é que esse passo a passo seja seguido no retorno às atividades, tanto por atletas profissionais como também por praticantes amadores”, comenta Dr. Mateus.
O médico também faz questão de frisar a importância da prática de exercícios para a vida, em especial para um momento pós infeccioso. “Os exercícios diminuem a pressão arterial, diminuem glicemia, diminuem inflamações, melhoram a imunologia, melhoram a capacidade funcional – em especial quando você alia força com aeróbico. O ideal é sempre ter uma visão multidisciplinar, começando por um médico e depois, se possível, procurar um educador físico. Assim o paciente garante segurança e eficácia na sua vida pós infecção pelo coronavírus”, finaliza Dr. Mateus.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>