Em busca do colágeno perdido:7 técnicas para recuperar a firmeza da pele já!
Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, fala sobre como tratar a perda de colágeno
De repente você olha no espelho e percebe que seu rosto está com uma aparência cansada. Mas antes de “culpar” as tarefas domésticas é bom checar o RG. Após os 25 anos, infelizmente, a produção de colágeno (proteína encontrada na derme – segunda camada da pele – responsável por conferir firmeza a pele) diminui naturalmente, tornando a face mais sujeita às linhas de expressão e à flacidez.
Mas a idade não é a única vilã nesse assunto, “os fatores genéticos, estresse, tabagismo, menopausa, padrões de sono, exposição ao sol e agressões ambientais também podem contribuir negativamente para isso, afirma Carla Bortoloto, médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).
Abaixo, Carla Bortoloto cita alguns tratamentos capazes de estimular a produção de colágeno, mantendo a firmeza da pele e retardando o envelhecimento.
Bioestimuladores
Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas em determinadas áreas da face e pescoço, produzem uma leve reação inflamatória na pele, estimulando a produção de novas fibras de colágeno. Resultado: melhora em aspectos como as rugas e marcas de expressão; e flacidez cutânea. Também podem ser utilizados no preenchimento de áreas profundas do rosto e na correção de cicatrizes.
Microagulhamento
O tratamento utiliza um roller com microagulhas (mais finas que um fio de cabelo!) para estimular a produção de colágeno. Após a pele ser higienizada e receber um anestésico o roller é deslizado sobre a pele, induzindo percutaneamente em um processo de cicatrização. O procedimento pode aumentar em até 400 vezes a quantidade de colágeno. Além disso, os inúmeros microfurinhos produzidos permitem que ativos aplicados sobre a pele tenham máxima absorção. É a técnica que chamamos de drug delivery.
Preenchimento com ácido polilático
Outra técnica para quem “não teme agulhas” é o preenchimento com ácido polilático. Trata-se de um bioestimulador de colágeno que, aplicado em diferentes pontos do rosto (em uma mesma sessão), devolve a firmeza e contorno da face.
Fotomodulação (LED)
A luz vermelha emitida pelo aparelho penetra diretamente nos tecidos, chegando às células. O feixe de luz aquece os fibroblastos, estimulando o aumento da produção de colágeno e elastina, além de inibir as enzimas que destroem as fibras da proteína já existentes na pele.
Radiofrêquencia
Nessa técnica, o calor produzido pelas ondas da radiofrequência atinge a derme, estimulando a produção de colágeno e melhorando a flacidez.
Luz Intensa Pulsada
Flashs de luz com comprimentos de ondas específicos para atingir diferentes camadas da pele, geram calor, promovendo o aumento progressivo das fibras de colágeno. Resultado: um rosto firme, delineado e jovial.
Peelings químicos
Peelings químicos são outra opção para recuperar a firmeza da pele. O peeling com ácido tricloroacético, por exemplo, promove uma renovação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e garantindo um rosto mais tonificado e livre de ruguinhas.
Sobre a Dra. Carla Bortoloto
Médica especializada em Dermatologia clínica e cirúrgica, tricologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia das Faculdades BWS, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>