SEGS Portal Nacional

Saúde

Especialista fala sobre a importância do contato pele a pele entre a família e o recém-nascido de baixo peso

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andresa​ Bezerra Feijo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Dia da Prematuridade (17 de novembro) chama a atenção para a ‘Separação Zero’ entre familiares e bebê durante a internação em UTI Neonatal

Na semana marcada pelo dia da Prematuridade (17 de novembro), estudos publicados na Biblioteca Cochrane (especializada em dados científicos) ressaltam a importância do método canguru (Kanguru mother care no inglês) e o contato pele a pele para o desenvolvimento do bebê recém-nascido de baixo peso. Conforme as informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de nascimentos de prematuros.

A campanha desse ano leva o tema ‘Separação Zero’ e visa garantir o resgate da proximidade entre bebês prematuros e a família, especialmente, no pós-pandemia, em que diversas maternidades reduziram as visitas. Nicole Gianini, coordenadora do Centro de Tratamento Intensivo Neonatal (CETRIN) do Hospital e Maternidade Santa Lúcia, no Rio de Janeiro, fala um pouco mais sobre o tema.

A especialista explica que, na Santa Lúcia, mesmo durante o auge da pandemia, houve uma organização estrutural para que os bebês ficassem o máximo de tempo junto de dos seus pais. “Os dados científicos nos apontam que há todo um diferencial no processo de evolução clínica dos bebês, que recebem o contato do toque de seus pais. O não separar a família é uma estratégia que só traz benefícios, a exemplo de menores taxas de infecções, redução de ventilação mecânica, aumento da temperatura corporal e redução da dor”, observa a médica que leva no currículo mais de 30 anos de experiência e defende a separação zero das mães e o total acesso dos pais.

Gianini reforça ainda que, dependendo da situação, é avaliada também uma outra visitação, que poderá ser de alguém da rede de apoio da criança, irmãos, entre outros. “O bebê, em muitas situações, já reconhece a voz dos seus familiares e, mesmo a mãe tendo o ingrediente que faz toda a diferença, que é o leite materno, a presença do pai fortalece ainda mais o vínculo familiar. Nenhum tratamento supera a presença das pessoas mais importantes na vida desses pequenos”, enfatiza.

Sobre o método Canguru

De acordo com a especialista, trata-se de um modelo assistencial ao recém-nascido prematuro e a família, que permite o contato pele a pele o mais precoce possível. Nas fases iniciais, os pais tocam os filhos e, na sequência, as equipes de saúde orientam a posição canguru. “É um processo gradativo e crescente. Os pais precisam ter estímulo para tocar no bebê e colocá-lo na posição Canguru, o quanto antes, pelo maior tempo possível”, observa.

O Hospital e Maternidade Santa Lúcia faz parte da Rede Americas, no Rio de Janeiro e conta 80 leitos, entre eles o CTI adulto e o Centro do Terapia Intensiva Neonatal (CETRIN), dedicado ao atendimento de recém-nascidos de alto risco ou prematuros que necessitam de cuidados especiais, 24 horas por dia. Só no ano de 2021, mais de 150 altas de bebês de baixo peso e prematuros foram celebradas pelas equipes da instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version