SEGS Portal Nacional

Saúde

Médico do Lab Saúde Reprodutiva explica que herança dos ancestrais vai além do DNA e do código genético

  • Quinta, 07 Outubro 2021 08:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiela Caldeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hábitos alimentares e fatores externos como estresse podem ser transmitidos às próximas gerações sem alterar o DNA. A epigenética explica isso

Nem tudo já vem escrito no DNA. A herança genética que recebemos dos ancestrais não é transmitida apenas por ele. A alimentação de um casal, por exemplo, pode afetar o metabolismo dos netos futuramente e de outras gerações. O câncer, por exemplo, não é mediado apenas por mutações nos genes mas também muito influenciado por toda influência extra-gene. A explicação para isso está na epigenética. A epigenética é muito poderosa, atua como um maestro da expressão dos genes.

Dr. Conrado Alvarenga, urologista e especialista em andrologia e infertilidade masculina do Lab Saúde Reprodutiva, conta que quase todas as células do corpo têm uma cópia do material genético, porém os genes não respondem sozinhos pelas suas atividades. Aí entra a epigenética, que responde por parte dos traços característicos de cada um de nós. “Epigenética é a ciência que estuda as mudanças químicas que acontecem sobre o DNA, mas que, mesmo sem interferir em sua sequência de letras, podem ser transmitidas às gerações seguintes. É a epigenética que explica, por exemplo, porque gêmeos idênticos se tornam diferentes ao longo da vida, ou porque a abelha-rainha fica tão diferente das outras abelhas da colmeia.”

A transmissão da herança genética é uma questão relevante para casais que recorrem a doadores de sêmen, devido a problemas de infertilidade. “Converso muito sobre isso com meus pacientes e casais que decidem recorrer a doadores de sêmen. Explico que a paternidade afetiva não está sozinha, ela é muito aliada à epigenética – e mais do que isso: algo que se transmite também. Portanto, o ambiente onde vive e suas experiências neste ambiente vão contar futuramente ”, diz o médico, que também é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Existe a possibilidade de que marcações epigenéticas sejam passadas de geração em geração. Há evidências experimentais comprovadas em seres humanos e animais. “É como se, de fato, a alimentação do seu pai ou da sua mãe hoje afetasse o metabolismo dos seus netos”, acrescenta.

Ele lembra o estudo conhecido como “Os filhos da fome que ficaram obesos”, da Laura Schulz, publicado pela revista cientifica Proceedings of the National Academy of Sciences, que demonstrou como esse processo epigenético afetou netos de holandeses que passaram fome durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), levando-os à obesidade. “Também há outros estudos que mostram que pessoas que passaram por um trauma podem ter descendentes naturalmente estressados por causa disso. Ou seja, a herança que trazemos dos nossos ancestrais vai além do DNA que recebemos deles.”

Sobre o Lab Saúde Reprodutiva (LSR)

Inaugurado em outubro de 2013, o Lab Saúde Reprodutiva é um laboratório de referência em diagnósticos e tratamentos voltados à saúde e fertilidade masculina. O Lab realiza análises seminais, congelamento de sêmen, espermograma, além de acompanhamento de pacientes pós-vasectomia, entre outros serviços. Os procedimentos podem ser feitos também por homens que queiram congelar os sêmens antes de iniciar tratamento oncológico, antes de fazer vasectomia, para os casos de avanço de idade ou baixa concentração de espermatozoide ou pré-cirurgia de varicocele.

O LSR tem parceria com o maior banco de sêmen dos Estados Unidos, o California Cryobank, que disponibiliza informações de até quatro gerações do doador e oferece dados de mais de 280 mutações genéticas. Além de contar com equipamentos de alta tecnologia e com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, a empresa traz no seu DNA a excelência no atendimento e cuidado rigoroso com os pacientes, prezando pelas técnicas mais modernas e seguras de análise e congelamento seminal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version