Cirurgiã plástica Suzy Vieira fala sobre a importância deste procedimento cirúrgico
A reconstrução mamária é um procedimento de grande importância e, atualmente, considerado indispensável na recuperação da autoestima como parte do tratamento do câncer de mama.
Quando o diagnóstico do câncer é precoce e as lesões são pequenas, não há necessidade de se retirar grandes porções das mamas. “A reconstrução costuma ser realizada no mesmo momento – reconstrução imediata – e normalmente é realizada com o tecido remanescente da própria mama, que é reposicionado fazendo-se uma remontagem”, explica Suzy Vieira, cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser, mestre em cirurgia plástica pela USP, atua nas áreas de cirurgia estética, reparadora e cosmiatria.
Quando há uma maior retirada de tecido das mamas torna-se necessária a reposição deste volume perdido. Para isto podemos utilizar as próteses de silicone ou tecidos de outras partes do corpo como o abdômen - chamada reconstrução com retalho abdominal ou parte de um músculo localizado nas costas – reconstrução com músculo grande dorsal, dentre outras.
Em todas estas situações o cirurgião plástico busca devolver uma mama o mais semelhante possível à que foi perdida, buscando também uma simetria com a mama oposta, a mama sã que não foi comprometida pela doença. “Em grande parte das vezes, afirma Suzy Vieira, em um outro momento faz-se uma cirurgia também nesta mama para que se busque um aspecto mais semelhante entre as duas mamas. Como procedimentos complementares, para se alcançar um aspecto mais estético possível, podemos também fazer enxertos de gordura para melhorar o formato, reconstrução das aréolas e outros procedimentos para refinar o resultado”.
Estudos demonstram que quando a mastectomia é acompanhada pela reconstrução mamária, consegue-se evitar a ideia de “mutilação” pela perda de um órgão tão importante na identidade e feminilidade da mulher, “os danos psicológicos são minorizados, a paciente tem a sua autoestima menos abalada e aceita com mais segurança os tratamentos complementares que necessite para seu completo restabelecimento”, conclui Suzy Vieira”.
Sobre a médica
Suzy Vieira, cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser, mestre em cirurgia plástica pela USP, atua nas áreas de cirurgia estética, reparadora e cosmiatria
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>