SEGS Portal Nacional

Saúde

Avanço da vacinação faz aumentar a venda de ingressos, reserva de hospedagem e solicitação de corrida de carro pelo celular

  • Segunda, 04 Outubro 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilians Geminiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Retomadas de vários setores da economia impulsionam o mercado O2O - online-to offline, segundo Panorama Mobile Time/Opinion Box - Comércio Móvel

O avanço da vacinação da população brasileira contra a Covid-19, com a consequente queda na média móvel de mortes diárias, está estimulando o público a retomar as várias atividades presenciais fora de casa, impactando positivamente alguns serviços online-to-offline, depois que estes terem sido fortemente afetados durante o isolamento social.

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Comércio Móvel no Brasil, um oferecimento da Dynatrace, a venda de ingressos, reserva de hospedagem e solicitação de corrida de carro por aplicativo foram os setores que registraram crescimento com a retomada de parte das atividades da economia.

Venda de Ingressos - A pesquisa apurou que a proporção de brasileiros com smartphone que já compraram ingressos através de apps voltou a crescer, atingindo 37%, ante 34% seis meses atrás. E o percentual que efetivamente comprou um ingresso nos últimos 30 dias, ou seja, os usuários ativos mensais (MAUs) desse tipo de serviço, deu um salto de 9 pontos percentuais entre março e agosto deste ano, passando de 27% para 36%. A disposição para voltar a frequentar eventos é maior entre os homens (40% declaram ter comprado ingresso via app nos últimos 30 dias) do que entre mulheres (31%).

Também se percebe uma diferença de acordo com a idade: 16 a 29 anos (41%); 30 a 49 anos (33%); e 50 anos ou mais (28%). Note-se ainda que entre as pessoas das classes C, D e E (37%) a proporção é maior que entre aquelas das classes A e B (31%). Os aplicativos favoritos para a compra de ingressos continuam sendo Ingresso.com, Cinemark, Sympla e Ingresso Rápido, nesta ordem.

Hospedagem - No segmento de reserva de hospedagem, o aumento aconteceu na base que já experimentou pelo menos alguma vez esse tipo de serviço através de app: um ganho de sete pontos percentuais entre março e agosto, passando de 32% para 39%. Neste grupo, 48% afirmam ter feito uma reserva nos últimos 30 dias, percentual praticamente estável frente aos 47% registrados em março. Novamente as maiores proporções de MAUs são observadas entre homens (51%) e entre jovens de 16 a 29 anos (52%). Mas nesse serviço, ao contrário da venda de ingressos, as classes A e B lideram em termos proporcionais (53%) em comparação com as classes C, D e E (46%). Os apps líderes na preferência do brasileiro para reserva de hospedagem continuam sendo Booking.com, apontado como o favorito por 29% dos usuários desse tipo de serviço, e AirBNB, citado por 22%.

Corrida de automóvel - A base de brasileiros com smartphone que já solicitaram uma corrida de táxi ou automóvel particular se manteve relativamente estável em seis meses (82%), mas a proporção de MAUs subiu acima da margem de erro, passando de 71% para 74%, em mais um indicador da gradual retomada da rotina pelo brasileiro. O hábito é um pouco mais comum entre mulheres (75%) que entre homens (73%). Por idade, os jovens de 16 a 29 anos lideram (76%). E na análise por renda familiar mensal, as pessoas das classes C, D e E apresentam um percentual um pouco maior (75%) que entre aquelas das classes A e B (72%). O Uber mantém a dianteira, sendo o app preferido de 72% dos usuários, seguido distante pelo 99, citado por 20%.

Delivery de comida - O delivery de comida, por sua vez, foi um segmento que registrou crescimento significativo ao longo da pandemia, justamente em razão do isolamento social. A proporção de brasileiros com smartphone que já haviam pedido uma refeição por app era de 74% em março de 2020, quando a pandemia tinha acabado de ser decretada pela OMS, e saltou para 83% de lá para cá. Considerando apenas os seis últimos meses, a proporção subiu três pontos percentuais, enquanto o percentual de MAUs permaneceu estável em 82%.

A maior diferença na análise demográfica desse serviço é observada na renda familiar mensal dos consumidores. Entre aqueles das classes A e B que já pediram comida por app, 89% são MAUs, percentual que cai para 81% entre aqueles das classes C, D e E. De março a agosto deste ano, o iFood conseguiu ampliar ainda mais a sua liderança, aumentando de 68% para 72% a proporção que o apontam como seu app favorito de delivery de comida. O segundo e o terceiro colocados, Uber Eats e WhatsApp, respectivamente, perderam dois pontos percentuais cada.

Com a retomada dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol, a chegada das festas de final e férias a expectativa é que esses serviços mantenham a tendência de crescimento nos próximos meses até o início de 2022.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Comércio Móvel no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box. Nesta edição foram entrevistados 2.100 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 4 e 16 de agosto de 2021. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. O estudo completo pode ser baixado em https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/comercio-movel-no-brasil-setembro-de-2021/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version