SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia do Idoso: entenda como os nutracêuticos podem ajudar a evitar a demência

  • Segunda, 27 Setembro 2021 09:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Entenda a relação entre os alimentos e o funcionamento do cérebro para um envelhecimento ativo

“Os ‘nutracêuticos’ são os alimentos utilizados como medicamentos. Sabe aquele monte de suplementos... ou o glúten que você deixa de consumir? Essa é a base do conceito. O nosso organismo, no decorrer dos anos, vai ficando pobre de vitaminas e minerais para fazer sinapses. Quando você usa ‘nutracêuticos’ e começa um hábito de vida saudável, que envolve a suplementação com vitaminas e minerais, você pode evitar a demência’’, explica Marisa, especialista em envelhecimento ativo e CEO da Doutor Cuidados.

Autores famosos - como o médico americano David Perlmutter - citam a ‘Dieta da Mente’, que também é descrita por diversos especialistas que abordam esta relação entre os alimentos e as doenças que envolvem a demência. Marisa explica, por exemplo, a importância de cortar o glúten da dieta já que, segundo ela, este é um dos grandes precursores do Alzheimer. ‘’Vários estudos têm mostrado que esses alimentos - que quanto mais refinados, menos nutrientes tem - acabam provocando processos inflamatórios no cérebro. E é por isso que os cientistas chegaram à conclusão de que o consumo desses alimentos pode facilitar o caminho ou piorar doenças que tenham relação com a demência, como o Parkinson ou Alzheimer”. Marisa ainda fala sobre um elemento químico que os pesquisadores citam em seus estudos sobre a doença e a relação com o cérebro: o manganês. “Todos os brasileiros têm deficiência de manganês. Porque o nosso solo é pobre em manganês. Conforme o tempo passa e a gente não suplementa, é como um carro que vai falhando... Você dá partida, mas não vai’’, pontua. O manganês, de acordo com os pesquisadores, afeta a função pancreática e o metabolismo de carboidratos, por isso a ligação entre ele e o glúten no território brasileiro.

Envelhecimento saudável

“É por isso que quando abordamos o envelhecimento ativo, falamos dos nutrientes e a importância de um nutrólogo acompanhar todos os níveis do organismo do paciente. O açúcar, por exemplo, é suplementar com o decorrer do tempo. E essa suplementação tem que ser acompanhada de um nutrólogo. Você tem que fazer o mineralograma - exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo - para saber do que seu corpo precisa. Com as vitaminas B, C e E, você combate os radicais livres, por exemplo. Com isso, seu organismo combate o envelhecimento. Já o glúten, como falamos, é como um grande vilão. Tudo isso vai interferir na nossa relação com o cérebro e no nosso envelhecimento’’, explica.

‘’Tem gente que suplementa desde cedo e tem um envelhecimento ativo. Mas quando falamos da suplementação, é diferente da feita na academia. Temos que analisar por exemplo a coenzima Q10 e as vitaminas que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Até a escolha de ir à feira, procurar um alimento fresco ou orgânico, influencia. Esses alimentos se tornam nutracêuticos: agem como um medicamento natural. Tem gente que escolhe até a água que vai tomar, e tem o Ph perfeito. Está justamente aí o conceito do envelhecimento ativo. Procurar o melhor pra si, pesquisando através dos exames o que falta e suplementando sempre, com o que você precisa’’.

Doutor Cuidados - oferece serviços de saúde com tratamento altamente qualificado e humanizado. A empresa conta com Médicos generalistas, Especialistas, Cuidadores (HOME CARE/assistência médica domiciliar), Babás Enfermeiras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas, entre outros. Além disso, trabalha com Práticas Integrativas e Complementares voltadas para prevenção de doenças. Tem sede em Alphaville e Perdizes – SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version