SEGS Portal Nacional

Saúde

Câncer de reto: o que você precisa saber sobre esta doença

  • Quinta, 23 Setembro 2021 11:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cíntia Paes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sobrevida é de 90% para os diagnósticos precoces

Uma alimentação com baixo teor de fibras ou ricas em gorduras insaturadas, muita ingestão de carne vermelha e, em especial, as carnes processadas, como linguiça, salame ou presunto, aumenta o risco para o desenvolvimento do câncer de reto. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. A estimativa é de que quase 41 mil casos novos sejam diagnosticados no Brasil no triênio 2020/2022.

O câncer de reto costuma se desenvolver de forma lenta e pode atingir outros órgãos sadios. Os principais sintomas são: dores abdominais; diarreia ou constipação; presença de sangue ou muco nas fezes; ou sintomas extras intestinais. “Ter um histórico de surgimento de pólipos é motivo para um acompanhamento mais detalhado, pois há sim risco de câncer de reto. Pessoas que apresentam doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também podem desenvolver este tipo de tumor”, reforça Fábio Lopes, coloproctologista do Grupo OncoProcto do Hospital Felício Rocho. Além disso, “a realização do exame preventivo de colonoscopia a partir dos 45 anos de idade ou antes, caso haja histórico familiar ou fatores de risco associados, permite identificar esses precursores do tumor ou o próprio câncer em estágio inicial”, aconselha Lopes.

O câncer de reto pode ser descoberto em quatro diferentes estágios. Sendo, que há sobrevida de cerca de 90% para diagnósticos no estágio I e 14% para cânceres diagnosticados no estágio IV, dados que revelam a importância do diagnóstico precoce.

Tratamento

O câncer de reto é uma doença tratável e frequentemente curável, sendo a cirurgia o seu principal tratamento. Através de exames laboratoriais e de imagens, é possível ver o tamanho, a localização e extensão do tumor e o estado geral do paciente para seguir com os demais procedimentos.

A radioterapia com combinação da quimioterapia também é usada para o tratamento do câncer de reto. “O objetivo é diminuir a massa tumoral e assegurar a preservação do esfíncter, poupando o paciente da chamada colostomia definitiva, ou seja, exteriorização permanente, no abdome, de uma parte do intestino grosso (cólon) para eliminação de gases e fezes. Os tratamentos também ajudam a reduzir a chance de retorno da doença”, destaca o radio-oncologista Miguel Torres, presidente do Instituto de Radioterapia São Francisco. Ele explica ainda que a radioterapia pode ser empregada ainda no sentido de tratar metástases hepáticas ou pulmonares em pacientes que não possam ser operados.

Além disso, “hábitos de vida saudável, com ingestão de fibras, atividades físicas regulares, não fumar ou se expor à fumaça do cigarro são fatores que contribuem para prevenção dos tumores colorretais”, aconselha Torres.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version