SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro amarelo: como a pandemia tem ajudado a aumentar os casos de doenças psicológicas?

  • Terça, 21 Setembro 2021 10:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryane Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que houve um aumento de proporção para ansiedade em até 85%. Especialista do HCSG explica que ficar em casa por muito tempo e sem contato pessoal com colegas de trabalho, amigos e familiares também pode causar depressão e transtornos ansiosos

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano devido à nova pandemia do coronavírus. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Já em uma pesquisa realizada em setembro de 2020 pelo Ministério da Saúde com 17.491 mil brasileiros mostrou que:

• 86,5% tiveram uma elevada proporção de ansiedade;

• 45,5% apresentaram uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático;

• 16% tiveram a tendência de depressão em sua forma mais grave.

"O aumento dos transtornos mentais nesse momento ocorre porque a pandemia nos trouxe de forma geral o medo, não só das incertezas, mas principalmente da morte. Se já tínhamos um aumento dos casos de ansiedade durante e na pré-pandemia, os sentimentos negativos foram cristalizados, comprometendo assim, o estado emocional de todos", explica Marli Cunha, psicóloga clínica e hospitalar do HCSG.

Para a especialista, ficar em casa por muito tempo e sem contato pessoal com colegas de trabalho, amigos e familiares também pode causar depressão e transtornos ansiosos, assim como outras doenças psicológicas-psiquiátricas. "O confinamento contribuiu em grande escala para instalar e ampliar doenças psicológicas de casos leves para severos, principalmente para episódios depressivos, síndrome do pânico, bipolaridade, transtornos obsessivos, entre outros", sinaliza.

Nesses casos, as crianças e os adolescentes também estão mais suscetíveis a adoecerem, principalmente porque não sabem como lidar com as emoções. "Nossas crianças e jovens foram bloqueados em seu desenvolvimento normal, longe da escola e do convívio psicossocial. A maioria deles ficou confinado em casa e em pleno conflito familiar, sem suporte emocional, interação social, absorvendo problemas dos adultos e, em alguns casos, sofrendo até mesmo de negligência", alerta.

A depressão e a importância de seu diagnóstico

A depressão é uma alteração do humor e do afeto e ela pode causar transtornos psiquiátricos de maior relevância. "A depressão pode desencadear outras doenças como o AVC (acidente vascular cerebral), a LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) pós-parto, o Parkinson, o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, as doenças degenerativas, o câncer, entre outras. Diante dessas circunstâncias, é preciso ressignificar a patologia, buscando ajuda psiquiátrica e psicológica", pontua.

Como em qualquer outro diagnóstico, é necessário ficar atento aos sinais mais comuns das patologias psicológicas, observando quando há um prolongado período de tristeza, choro sem um motivo específico, alteração do sono e a perda de energia. "Alguns pacientes em estágios graves ficam acamados ou não têm motivação para sair da cama, não cuidam de sua aparência, ficam com pensamentos confusos e suicidas, apresentam perda ou ganho de peso em excesso, demonstram irritação e nervosismo e têm muita alteração de humor", afirma.

Como cuidar do seu bem-estar mental

Neste cenário, a atividade física tem papel fundamental para o bem-estar mental. Praticar exercícios de forma prazerosa com identidade e pertencimento gera força psíquica e ajuda a lidar com as emoções. "Para manter a mente saudável, principalmente em tempos de pandemia, é importante saber respeitar os nossos limites e ter consciência de nossas escolhas para uma vida mais equilibrada e saudável", finaliza.

Sobre o Hospital Casa de Saúde Guarujá: Instituição de saúde com foco na excelência do atendimento médico de qualidade, com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta. É a primeira opção na região na área de pediatria infantil e oferece um novo conceito de prevenção à saúde dos moradores e turistas do Guarujá e arredores com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços de saúde na Baixada Santista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version