SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro Vermelho: 29/09 – Dia Mundial do Coração: Pacientes de Covid-19 Têm 16 Vezes Mais Chances de Desenvolver Miocardite

  • Quarta, 15 Setembro 2021 10:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dados do CDC americano (Centro de Controle e Prevenção de Doença) são de maio de 2021 e alertam para as complicações cardiovasculares decorrentes da covid-19

Tratada inicialmente como uma doença basicamente pulmonar, a Covid-19 logo se mostrou uma enfermidade sistêmica, atacando quase todos os órgãos. A compreensão dos mecanismos da doença evoluiu muito, especialmente durante o primeiro semestre de 2021. Estudos mais recentes mostram que a reação inflamatória descontrolada causada pelo novo Coronavírus atingem também o sistema cardiovascular, ocasionando em alguns casos a miocardite (inflamação do músculo cardíaco). Como principais consequências dessa inflamação, aparecem arritmias e até insuficiência cardíaca.

Um estudo feito na Alemanha e publicado na revista Jama Cardiology em julho de 2020 já mostrava como o novo Coronavírus afeta o coração. Os pesquisadores estudaram cem pessoas, com idade média de 49 anos, que se recuperaram da Covid-19. A maioria foi assintomática ou apresentou sintomas muito leves. Cerca de dois meses depois do diagnóstico, os cientistas submeteram os pacientes já totalmente curados a exames de ressonância magnética e fizeram descobertas alarmantes: cerca de 80% deles apresentavam anomalias cardíacas e 60% tinham algum grau de miocardite.

Mais recentemente, em maio de 2021, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doença) dos Estados Unidos apresentou resultados de um estudo revelando que pacientes de Covid-19 têm 16 vezes mais chances de desenvolver miocardite e, consequentemente, arritmias cardíacas.

“O que temos observado em pacientes pós-Covid, inclusive entre assintomáticos, é a ocorrência de episódios de arritmias e até insuficiência cardíaca, sem um histórico pregresso de doenças cardiovasculares”, explica o cardiologista Luciano Jannuzzi Carneiro. O especialista alerta que, muitas vezes, essas alterações são de difícil diagnóstico, uma vez que os episódios são irregulares e passageiros. “Muitas dessas alterações podem ser revertidas, desde que diagnosticadas e tratadas o quanto antes e de maneira individualizada para cada caso”, afirma.

Mas qual é o caminho para o diagnóstico adequado de episódios esporádicos ou de alterações cardíacas que não provoquem sintomas? “Atualmente, dispomos da tecnologia do looper implantável, dispositivo que faz o monitoramento e a detecção das arritmias com bastante precisão, como o BIOMonitor III, da BIOTRONIK. O dispositivo é implantado no paciente de maneira simples, rápida e praticamente sem risco de complicações, sendo capaz de monitorar continuamente o ritmo cardíaco, auxiliando nos diagnósticos e, principalmente, na indicação precoce dos tratamentos mais adequados a cada caso”, diz.

SOLUÇÃO BIOTRONIK

BIOMonitor 3 (BMIII): Monitor Cardíaco Implantável que auxilia os médicos na procura de evidências na suspeita de arritmias cardíacas ou síncope não explicada em pacientes. O BMIII foi projetado para detectar arritmias com precisão; oferece monitoramento contínuo e confiável de arritmias com verificação automática diária das transmissões, por meio da associação com o serviço de Home Monitoring®.

Sobre a BIOTRONIK

A BIOTRONIK é uma empresa líder em dispositivos médicos que desenvolve soluções cardiovasculares e endovasculares confiáveis e inovadoras há mais de 50 anos. Impulsionadas pela missão de combinar com perfeição a tecnologia ao corpo humano, as inovações da BIOTRONIK prestam cuidados que salvam e melhoram anualmente as vidas de milhões de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares. A BIOTRONIK possui sede em Berlim, Alemanha, e está presente em mais de 100 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version