SEGS Portal Nacional

Saúde

Agosto alerta para a Conscientização da Atrofia Muscular Espinhal

  • Segunda, 06 Setembro 2021 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ananda Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O diagnóstico é feito através de teste genético, sendo decisivo para o tratamento de um paciente

O mês de agosto é marcado pela conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença considerada rara e genética, de herança autossômica e recessiva, uma vez que pai e mãe precisam ser portadores da alteração genética para que ela se manifeste nos descendentes. Exames genéticos podem ser decisivos no diagnóstico e tratamento da AME.

A Atrofia Muscular Espinhal ocorre com base em uma alteração nos genes SNM1 e SNM2, que são responsáveis pela sobrevivência dos neurônios motores a partir da produção de um tipo de proteína. “Quando esses genes possuem alterações genéticas e passam a produzir menos de 50% da proteína necessária, significa que a pessoa é portadora da AME. Para que isso aconteça, é preciso duas cópias do gene SNM1 com o defeito genético, ou seja, ele precisa estar presente no pai e na mãe do indivíduo em questão”, explica o médico imunologista e geneticista do laboratório Genomika Einstein, João Bosco Oliveira.

Pessoas com mutação em apenas uma cópia do gene não desenvolvem a doença, mas têm a probabilidade de ter um filho com AME. "A única forma de descobrir é através de teste genético. A Genomika Einstein realiza o Painel para atrofia muscular espinhal por MLPA, que avalia os genes SNM1 e SNM2, que é o principal determinante da severidade da doença", destaca o médico.

O exame é indicado após a suspeita clínica, que pode ser motivada por sintomas apresentados ainda nos primeiros meses de vida, como fraqueza e atrofia musculares. É preciso estar atento aos marcos do desenvolvimento como, por exemplo, sentar e engatinhar. "O diagnóstico precoce é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente e da sua família", comenta João Bosco.

A AME pode se manifestar em diferentes idades e possui cinco diferentes tipos. O tipo 0 é a forma mais grave e com menor incidência. Se manifesta no período gestacional e também pode apresentar alterações cardíacas e cerebrais. O 1 se caracteriza como o mais comum, correspondendo a cerca de 60% dos casos. Os sintomas aparecem antes dos seis meses de vida. Costumam não conseguir se sentar sem ajuda e perdem a maioria da movimentação ainda no primeiro ano de vida. O tipo 2 é uma forma intermediária da doença. Os sintomas aparecem entre os seis e dezoito meses de vida. Com a progressão da doença, podem perder habilidades como sentar.

O 3 representa cerca de 13% dos casos. Os primeiros sintomas aparecem após os dezoito meses de idade. Costumam conseguir andar independentemente, mas podem perder a habilidade. Já o 4 ocorre em menos de 5% dos casos. Na maioria deles, os primeiros sintomas aparecem a partir dos 20 ou 30 anos. Os pacientes levam uma vida normal, mas podem apresentar hipotonia e menores reflexos musculares.

Sobre a Genomika – A Genomika Einstein é um laboratório que realiza testes inovadores de sequenciamento genético. Um dos pioneiros do Brasil a trazer a tecnologia de sequenciamento de segunda geração para o diagnóstico clínico de doenças raras e hereditárias, oncologia, medicina fetal e reprodutiva e farmacogenética, o laboratório conta com uma equipe de especialistas nas diversas áreas de biologia molecular, citogenética e bioinformática. Possui mais de 500 testes genéticos no portfólio e atua com diversos planos de saúde. Com sede no Recife e unidade própria em São Paulo e Porto Alegre, a Genomika Einstein atua de forma cooperada com parceiros em outros Estados e uma rede extensa de logística, coletando amostras em diversas cidades. Em 2015, firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein para aumentar a oferta de testes genéticos no Brasil e a partir dessa parceria, em 2018 lançou o Centro de Medicina Personalizada, que permite o tratamento ainda mais individualizado para os pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version