SEGS Portal Nacional

Saúde

3 sinergias nutricionais para ajudar seu intestino

  • Quinta, 02 Setembro 2021 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Bozza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista preparou um miniguia para ajudar quem tem problemas intestinais

Considerado nosso segundo cérebro, o intestino é responsável por mais do que você imagina. e ele não estiver regulado então, pode intensificar os sintomas de ansiedade e depressão, uma vez que diversos neurotransmissores dependem da nossa microbiota intestinal. Além disso, a absorção de vitaminas especiais para o gerenciamento de ansiedade, depressão e transtornos do humor como vitamina B12, ácido fólico, vitamina D e o ferro tem sua absorção prejudicada em quem tem um intestino não saudável, mesmo consumindo boas fontes desses nutrientes. E se você é desse time, não se desespere: uma boa alimentação pode ajudar a melhorar os sintomas. “Pode parecer clichê, mas se alimentar bem é fundamental para um bom funcionamento do nosso corpo como um todo. E isso não quer dizer que você precisa renunciar ao que gosta, mas você precisa saber se alimentar e entender como usar os alimentos a seu favor”, esclarece a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak.

Com especializações no Canada e Estados Unidos, a pesquisadora estuda há anos o poder dos alimentos terapêuticos aplicados, tanto na saúde quanto em doenças, e desenvolveu sinergias para ajudar o nosso corpo a funcionar melhor. Abaixo você confere 3 sinergias nutricionais para o intestino:

Intestino feliz: mamão, chia e amêndoas.

O mamão já é uma fruta conhecida por ajudar no intestino, mas você sabe o porquê? Ele tem função laxativa, o que faz o intestino contrair mais vezes, empurrando o bolo fecal para baixo. Além disso, ele possui papaína, uma enzima digestiva que melhora os gases e o processo de digestão de proteínas, mas, infelizmente, não é para todo mundo que ele tem esse efeito. Nessa sinergia com o mamão, ao adicionar as amêndoas (que tem fibras e gorduras) você aumenta o poder laxativo do mamão em 20,5%. As vitaminas E e os antioxidantes melhoram a absorção de água no intestino, deixando as fezes mais amolecidas, o que também facilita a descida do cocô. Algumas pessoas fazem o bolo fecal em pedaços, o que atrapalha o movimento do intestino, gerando muita dor e estufamento. E é aí que entra a chia, formando um gel que engloba tudo. Além disso, esse gel facilita a descida pelo Intestino.

A recomendação para essa sinergia: 1/2 mamão, 2 colheres de sopa de chia + 2 colheres de sopa de amêndoas ou farinha de amêndoas como ceia + 1 chá de erva doce com hortelã.

Intestino e ansiedade: linhaça, frutas amarelas ou arroxeadas e iogurte integral (ou de coco).

Um intestino desregulado, com baixa absorção de nutrientes, muitos gases, má alimentação e com poucos probióticos aumenta os hormônios da ansiedade. A ansiedade deixa o intestino mais inflamado, desregulado e com muitos gases, fora uma repercussão no estômago e nas enzimas digestivas. Para começar, precisamos de triptofano, um tipo de ingrediente presente nas proteínas que auxiliam no relaxamento, melhorando a ansiedade. Ele também ajuda a alimentar as bactérias do bem no intestino, ajudando a regular tanto para não ser preso demais e nem muito solto. Encontramos o triptofano no iogurte integral e no leite de coco natural. A ingestão destes ajuda nos probióticos por conter as bactérias do bem. Outro nutriente importante é a vitamina A, presente nas frutas e vegetais amarelos. Uma boa opção é a manga (se você tem intestino preso) ou a nectarina (se você tem intestino normal). A vitamina A é um anti-inflamatório natural que ajuda na desintoxicação do fígado, promovendo melhora na limpeza das toxinas do estresse e ansiedade. Já as antocianinas presentes nos alimentos “arroxeados e azulados”, como o mirtilo, são outro grupo de anti-inflamatórios naturais para os machucados do intestino e a diminuição dos danos cognitivos da ansiedade (falta de foco e concentração). Quanto a linhaça, ela é um dos poderosos aliados no combate a essas inflamações e, por isso, ela deve estar no dia a dia de quem tem ansiedade (que é uma inflamação).

A recomendação para essa sinergia: 1 colher de sopa de linhaça moída + 1 xícara de frutas amarelas ou arroxeadas ( ou ainda metade de cada) + 150 ml de iogurte natural integral ou iogurte de coco.

Síndrome do intestino irritável (SII): gengibre, erva-doce e hortelã.

Um dos grandes incômodos para quem tem SII é a cólica intestinal, causada pelos gases e má digestão. Para isso, uni 3 principais atores de sucesso nessa missão quase impossível de gerenciar. O gengibre tem a capacidade de desfazer as bolhas de gás, além de ajudar a movimentar o intestino para quem tem ele preso, ajustar náuseas e refluxo. Se você está com intestino solto demais, troque o gengibre por noz moscada. Já a erva doce ajuda a acalmar a mucosa do estômago e do intestino, melhorando a acidez, o desconforto e, principalmente, ajudando o pâncreas e estômago a liberarem enzimas digestivas para a comida “cair melhor”. A hortelã, além de antifúngico, antiviral e bactericida para questões de estômago e intestino, ajuda principalmente a prevenir infecções dessa bagunça intestinal. Mais do que isso, também melhora a digestibilidade e as cólicas. Se você não gosta, pode trocar por cardamomo. Com todas elas juntas, potencializamos o efeito em abordagens distintas, já que só uma não será capaz de ajudar na complexidade da SII. Você pode consumi-las como chá e tomar entre as refeições, pode temperar carnes, legumes e sopas. O mais importante é que esse trio DEVE fazer parte da sua vida.

A recomendação para essa sinergia: 1 colher de sobremesa de gengibre ralado + 4 folhas grandes de hortelã + 1 colher de chá de semente de erva doce ou 1 sache em 250 ml de água quente. Abafe por 8 min para extrair bem os nutrientes. Depois se quiser pode adicionar gelo para tomar gelado.

Obs.: Para o chá lembre se de tomar morno ou gelado, nada muito quente e abafe por 8 min para ter todos os nutrientes bem extraído

Sobre Aline Quissak

Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version