SEGS Portal Nacional

Saúde

Esclerose Múltipla, doença de Christina Applegate, atriz de Férias Frustradas e Perfeita é a Mãe, impacta 150 mil famílias todos os anos no Brasil

  • Segunda, 30 Agosto 2021 09:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O que as atrizes Cláudia Rodrigues e Christina Applegate têm em comum, além do talento para os palcos e o cinema? Ambas convivem com a Esclerose Múltipla, doença que acomete mais de 150 mil pessoas por ano, apenas no Brasil. O que todo mundo fala é sobre o doente em si. Mas, e a família? Como lidar com uma doença crônica, que muda não apenas a vida do paciente, mas de quem convive com ele?

No último dia 10, a atriz americana Christina Applegate revelou, em sua rede social, que foi diagnosticada com Esclerose Múltipla. A também americana Selma Blair filmou um documentário sobre sua convivência com a doença, que deve ser lançado em outubro, nos Estados Unidos. No Brasil, a atriz Cláudia Rodrigues chocou os fãs ao declarar, em 2006, que tinha sido diagnosticada com Esclerose Múltipla e demorou a voltar aos palcos. Isso porque teve que aprender a lidar com a doença e sua progressão no dia a dia. Isso, claro, só para citar alguns casos.

Seja na sua família ou em alguma família conhecida, de amigos ou até colegas de trabalho, é bem provável que você já tenha se deparado com algumas das dificuldades que essa doença traz, não apenas para quem a tem, mas para quem convive com ela. O próximo dia 30 de Agosto é considerado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença que atinge cerca de 150 mil brasileiros todos os anos e é uma doença crônica, que pode se estender por anos e necessitar, aos poucos, de cuidados intensos.

A psicanalista Cláudia Barroso, à frente do Bem Me Care, programa que há mais de 10 anos oferece tratamento emergencial para familiares de pacientes que que estão lidando com um diagnóstico médico difícil, fala sobre a importância de se conhecer mais sobre o assunto para que seja possível cuidar não apenas do paciente, mas de quem convive com ele: “ao se falar sobre a doença, pode parecer que ‘quanto mais conhecimento, mais dor’, mas a verdade é ‘quanto mais conhecimento maior a possibilidade de se lidar com o problema e também com a dor que ele traz’”.

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, que pode se estender por anos e necessitar, aos poucos, de cuidados intensos. “Como a Esclerose Múltipla evolui de forma muito particular em cada pessoa e são muitos os sintomas possíveis, a incerteza é muito grande”, lembra Cláudia, “como é uma doença cujos sintomas são diversos e que podem se confundir com outras doenças, compreender o quadro, as possíveis evoluções, prognósticos e tratamentos, será melhor para o paciente e, consequentemente, para sua família, que poderá lidar com a realidade e não com a fantasia ou com a negação”.

“Meu conhecimento sobre a doença veio do atendimento em consultório a pacientes cujas família estavam lidando com as dificuldades que ela traz”, lembra Cláudia, antes de explicar: “no caso dos familiares, quando de fato o diagnóstico acontece, o primeiro sentimento é de culpa por não ter compreendido as reações que estavam acontecendo e, junto a isso, um medo quanto à evolução da doença”, lembra ela: “no começo, muitos sintomas são confundidos com falta de vontade, falta de interesse, preguiça, manha, desgastando a relação do paciente com sua família, gerando um estresse que precisa ser observado”.

“Quando o diagnóstico de EM efetivamente acontece, o paciente e sua família já estão lidando com os sintomas difusos há algum tempo e já estão desgastados emocionalmente e tomados pela insegurança. Além disso, são necessários muita persistência e tolerância no atendimento às limitações que a doença traz, e também muita força emocional para presenciar as mudanças na aparência física do familiar adoecido” explica a psicanalista.

As demandas físicas, apesar de difíceis e muito cansativas, costumam ser mais fáceis de absorver do que as demandas emocionais: “e é aí que o atendimento do Bem me Care pode fazer toda a diferença, trabalhando as demandas psíquicas e emocionais dos familiares que estão ligadas àquele quadro especifico, ajudando a lidar com a inseguranças, as mudanças de rotina e papeis e ampliando o bem-estar necessário para lidar melhor com a situação”.

Sobre Cláudia Barroso

Cláudia Barroso é Psicóloga Clínica formada pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, com especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae e Psicoterapia de Casal e Família. É Terapeuta Sexual, formada pelo Isexp e Psicanalista formada através de processo particular. Além de fundadora e idealizadora do projeto Bem me Care, é autora do livro "O impacto da má noticia médica na família. Uma visão psicanalítica", tendo como co-autora Sonia Pires, além de gestora do Falhei & Disse - Reflexões Psicanalíticas com Entretenimento. Hoje atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório em São Paulo, atuando também de forma on-line.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version