SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospitais públicos sob gestão do Seconci-SP são exemplos para aleitamento materno

  • Quinta, 26 Agosto 2021 10:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Volume de leite coletado no primeiro semestre de 2021 contribuiu na alimentação de cerca de mil crianças

O Seconci –SP (Serviço Social da Construção), entidade que presta serviço médico e odontológico ambulatorial aos trabalhadores da construção civil paulista e suas famílias, desde 1998 qualificada como uma OSS vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, tem se tornado referência quando o assunto é aleitamento materno. Três das unidades hospitalares sob responsabilidade do órgão são certificadas como Hospital Amigo da Criança, selo criado em 1991 pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF que certifica o compromisso da instituição com o tema.

Segundo dados da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês), as taxas globais de aleitamento materno permanecem baixas, com apenas 43% dos recém-nascidos iniciando o processo dentro da primeira hora após o parto e 41% dos bebês com menos de seis meses de idade são exclusivamente amamentados. Embora 70% das mulheres continuem amamentando por pelo menos um ano, as taxas de aleitamento materno caem para 45% aos dois anos de idade.

Há uma meta global de nutrição para que o índice de aleitamento materno seja de 50% até 2025. Isso, ainda segundo os dados, exigirá um investimento de bilhões de dólares – US$ 4,70 (cerca de R$ 25,00) por recém-nascido em todos os países de baixa e média renda.

“Além de estimular e apoiar as mães para o aleitamento materno, essas unidades ofertam aos recém-nascidos internados leite humano doado, especialmente, no caso quando algumas das mães ainda não produzem o leite”, afirma Dr. Paulo Quintaes, superintendente de gestão pública estadual do Seconci-SP.

No quadro abaixo, estão os dados do primeiro semestre deste ano das unidades:

Nos casos do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, do Hospital Regional de Cotia e do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, funcionários vão até as residências das mães doadoras para recolher o leite. Após isso, o leite é pasteurizado e distribuído às crianças da neonatologia desses hospitais.

“O leite humano pasteurizado, proveniente dos Bancos de Leite Humano, oferecido para os bebês prematuros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, além de nutrir e auxiliar no crescimento e desenvolvimento dos pacientes contribui para a redução da incidência e gravidade das infecções neonatais e melhora das taxas de mortalidade”, afirma Dr. Daniel Caldevila, médico neonatologista.

Sobre o Seconci – SP

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – Seconci-SP é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor para atender os trabalhadores da construção e seus familiares e tem como missão promover ações de assistência social, nela incluída saúde, educação e demais atividades afins.

Com sede na capital, o Seconci-SP mantém Unidades Ambulatoriais no ABC, Bauru, Campinas, Cubatão, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, que realizam atendimentos médicos, odontológicos, exames, serviços complementares e de apoio.

O Seconci-SP, por sua grande experiência na atenção à saúde e por já atuar como parceiro do Estado, retirando das filas do SUS milhares de usuários, foi convidado, em 1998, a participar de processo de qualificação da primeira geração de Organizações Sociais de Saúde (OSS) do país.

Na rede pública estadual, o Seconci-SP é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), do Hospital Regional de Cotia (HRC), do Hospital Estadual de Sapopemba (Hesap), do Hospital Local de Sapopemba e do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). O Seconci-SP também faz a gestão de cinco Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs): “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, Dr. Geraldo Bourroul, Caraguatatuba, Lorena e São Vicente, além do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi) II e do Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis).

Em 2006, o Seconci-SP se qualificou como OSS pelo Município de São Paulo. Sob a denominação de Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), desde abril de 2008 o Seconci-SP é responsável pela administração da Unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Dr. Ignácio Proença de Gouvêa e dos Territórios Penha e Ermelino Matarazzo, que abrangem mais de 60 equipamentos de saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version