SEGS Portal Nacional

Saúde

Enfrentamento ao tabagismo também é papel do cirurgião-dentista

  • Quarta, 25 Agosto 2021 11:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Valeriano
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo

O Dia Nacional do Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi criado para conscientizar a população sobre os riscos que o hábito do tabagismo provoca. Além dos danos à saúde, o cigarro e similares também trazem impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais, o que torna essencial a participação de toda a sociedade nessa luta.

O profissional de Odontologia tem uma função importante nessa desafiadora abordagem ao tabagista, como destaca a Dra. Sandra Marques, coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle de Tabagismo de São Paulo pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD).

“O cirurgião-dentista tem papel fundamental na estratégia de ampliação das ações de enfrentamento ao tabagismo e integralidade do cuidado. Assumir esse protagonismo perante um grave problema de saúde pública nos remete à concepção do papel que exercemos enquanto profissionais de saúde. É necessário realizar a formação de um profissional ético, criativo, crítico, reflexivo e comprometido com o desenvolvimento do contexto social em que está inserido. Além disso, se faz pertinente aprofundar os conhecimentos e aperfeiçoar a competência teórico-prática no âmbito da educação e da prevenção das patologias e promoção da saúde física e a mental”, diz a cirurgiã-dentista.

Uma dúvida frequente entre os profissionais de Odontologia é como deve ser feita a acolhida junto ao paciente nesse momento. A Dra. Sandra esclarece que “a abordagem deve ser técnica, livre de estigmas, e, acima de tudo, humanizada. O tabagismo é uma doença crônica, pandêmica, considerada uma doença pediátrica (iniciação precoce) e um tipo de dependência química. Precisamos desmistificar a dependência química e entendê-la como patologia para tratá-la”.

O indivíduo tabagista pode sofrer com problemas bucais mais sérios como doenças periodontais (gengivite, perda dos dentes e halitose), além de ter sete vezes mais chance de desenvolver câncer de boca ou garganta. A combinação de tabaco e álcool potencializa o risco, aumentando para 38 vezes as chances de câncer de cabeça e pescoço.

Quem utiliza outros produtos derivados do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilé, cigarros eletrônicos e outros dispositivos, também tem risco maior de desenvolver câncer de boca e de faringe.

Tabagismo e seus prejuízos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da substância psicoativa nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Estima-se que, no mundo, cerca de oito milhões de pessoas morram por conta do consumo de tabaco anualmente. Outro fator de alerta é que o fumo pode ser um elemento de risco para o surgimento de cerca de 50 doenças que são geradas diretamente pelo consumo de tabaco, levando a diminuição da qualidade de vida.

No ano passado, com o desafio da pandemia do novo coronavírus e o agravamento das condições de saúde mental, a OMS lançou a campanha “Comprometa-se a parar de fumar durante a covid-19 para o Dia Mundial sem Tabaco de 2021”, que reforça o alerta sobre as mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

“O Brasil é o segundo país no mundo, depois da Turquia, a promover um modelo exitoso de implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (primeiro tratado internacional de saúde pública, assinado e ratificado por 182 países), um conjunto de medidas que permite o enfrentamento ao tabagismo. Isso possibilitou uma queda significativa na prevalência da doença, mas há muito a ser feito”, destaca Dra. Sandra.

Logo após a superação da dependência química, o paciente necessitará que o cirurgião-dentista acompanhe sua evolução para o monitoramento do aparecimento de lesões na cavidade oral, assim como para ajudá-lo a estabelecer estratégias de ações preventivas para a manutenção da abstinência do tabagismo. Mesmo assim, se o paciente tiver uma recaída, o profissional poderá encaminhá-lo a um grupo de tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estima-se que em média, 443 pessoas morram diariamente no país por causa do tabagismo. Quanto às mortes anuais atribuíveis: 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 a doenças cardíacas, 24.443 ao câncer de pulmão, 25.683 a outros cânceres, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os resultados totais de 2020 apontam uma perda anual de R$ 125.148 bilhões de forma direta e indireta por conta do tabagismo. Estão inclusos nesse cenário as despesas com tratamento clínico e produtividade da cadeia econômica. Este valor para efeito de comparação representa 23% do custo que o Brasil teve no combate à pandemia de Covid-19, estimado em R$ 524 bilhões de reais. As informações são do site do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version