Saiba quais são os sintomas da ansiedade
Neurocientista Fabiano de Abreu fala sobre como evitar a ansiedade e o medo do fracasso
Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo. Portanto, o medo como ato automático básico de perigo, é um processo central em todos os transtornos de ansiedade, tanto o medo quanto a ansiedade envolvem questões de orientação do indivíduo ao futuro que o deixa em questões de dúvida. Como uma resposta às situações ameaçadoras, este sentimento é caracterizado por tensão ou desconforto consequente de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.
Segundo Fabiano de Abreu, PhD, Neurocientista e biólogo a ansiedade é um sentimento de resposta provocada pelo medo, assim, a pessoa que sofre com a ansiedade tende a pensar de maneira acelerada “ O ansioso que convive com esse sentimento pensa em vários assuntos ao mesmo tempo, de forma mais rápida, e com a atuação desses pensamentos acaba não realizando nenhuma das tarefas com tanta importância. Assim, toda a energia mentalmente e fisicamente é investido em assuntos que não tem prioridade e aquelas que importam são deixadas de fazer e realizada para outro momento”
A ansiedade pode causar diversos sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de um ansioso, entre elas estão os sintomas psicológicos, que são caracterizado por constante tensões ou nervosismos, sensação de que algo ruim vai acontecer, preocupação exagerada em comparação com a realidade, irritabilidade, medo constante e problemas para dormir. Já os sintomas físicos são caracterizados por respiração ofegante, boca seca, aceleração no coração, sensação de fraqueza ou cansaço, tensão muscular, dor de barriga e náusea.
Com o sentimento da ansiedade, vem o medo do fracasso de não conseguir agir pelo pavor da conclusão de certas ações, com isso, o sentimento em níveis altos produz a paralisação motora que faz que um ansioso não saiba como agir pelo medo e assim repetir constantes fracassos. A pessoa ansiosa que fracassa em certa ação, se enfraquece e acaba não aproveitando da lição que precisa ser aprendida de certa experiência, e por não aprender o devido ensinamento, volta a cometer os mesmo erros.
Neurocientista Fabiano explica como evitar essas emoções: "Para evitar esses sentimentos é importante que tenha uma visão diferente do fracasso, que enxergue como um obstáculo a ser ultrapassado, que aprenda a lição de uma experiência para não cometer os mesmo erros, e que liste suas prioridades para pôr em prática. Assim, os pensamentos ficam mais organizados e tudo começa agir positivamente naquilo que tanto quer, focar no presente possibilita que você se preocupe menos com o que aconteceu no passado e com o que acontecerá no futuro."
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>