SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital São José alerta para a importância dos cuidados com a saúde ocular

  • Quarta, 11 Agosto 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Suckow
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo especialista, doenças oculares como glaucoma e catarata estão entre as principais causas de cegueira

Com o aumento no uso de aparelhos digitais tanto para uso profissional quanto pessoal, a exposição prolongada aos monitores se tornou uma parte inerente do cotidiano da sociedade. No entanto, em meio a pandemia, este fato vem se tornando alarmante para a saúde ocular das pessoas, visto que a adoção do regime de home-office e aulas à distância vem contribuindo significativamente para um aumento no tempo de utilização de recursos tecnológicos como computadores, laptops e celulares. Essa superexposição pode causar sérios danos às vistas, inclusive cegueira. Para conscientizar a população desses fatos e da importância do acompanhamento oftalmológico, especialista do Hospital São José, de Teresópolis, fala sobre cuidados com a saúde ocular e alerta para as principais causas da cegueira.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 39 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de cegueira e 246 milhões possuem algum distúrbio que provoca a perda moderada ou severa da visão. A perda da visão pode ser ocasionada por diversos fatores e aparecer de variadas formas, como: cegueira parcial, quando a pessoa só consegue enxergar alguns vultos ou perceber projeções luminosas; cegueira total, quando não é possível perceber nem mesmo projeções de luz, cegueira noturna, que é a dificuldade ou a incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz, a cegueira infantil, que é a deficiência visual em crianças e a ambliopia, que é a diminuição da visão devido a algum déficit neurológico (geralmente ocorre na infância).

As causas da cegueira são múltiplas, podendo ser congênita, quando já nasce com a pessoa, ou adquirida. Segundo o Dr. João Maria Ferreira, Oftalmologista do Hospital São José, “a cegueira pode ser causada por erros de refração, como: miopia, astigmatismo e hipermetropia, não corrigidos; catarata, que é responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo; degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), doença que ocorre na área do olho responsável pela formação da imagem; glaucoma, causado por lesão do nervo ótico e que acomete mais a população idosa; e retinopatia diabética, que atinge progressivamente a retina de pacientes diabéticos”.

O aparecimento de sinais ligados a condições oculares é, muitas vezes, tardio e a demora para a obtenção de um diagnóstico pode levar a impactos significativos a longo prazo. Dados da OMS apontam que mais de 75% das patologias que afetam a visão poderiam ser evitadas ou curadas, caso fossem diagnosticadas antecipadamente. Segundo o oftalmologista, “existem algumas doenças oculares que não apresentam sintomas nas fases iniciais, como o glaucoma, e, caso não sejam diagnosticadas e tratadas de forma atempada e apropriada, podem causar danos graves e irreversíveis. Por isso, ao sinal de sintomas como visão embaçada, tremor nos olhos, dificuldades de se adaptar à luz, olhos vermelhos e lacrimejando, é essencial procurar um oftalmologista para avaliação”.

Diante do atual cenário pandêmico, o receio associado à ida aos hospitais vem contribuindo para uma diminuição nas consultas de rotina para o cuidado com a saúde ocular. No entanto, o especialista destaca que o negligenciamento de sintomas, devido ao isolamento social, pode contribuir diretamente para o agravamento de determinados quadros. Por isso, além de visitas periódicas a um especialista para exames de rotina, é recomendado praticar alguns hábitos e cuidados com a saúde ocular. “Alguns cuidados simples podem fazer toda diferença, como, por exemplo, evitar o uso de colírio sem prescrição médica, evitar coçar para não causar irritação ou lesão, usar óculos de sol com proteção ultravioleta, ter uma alimentação balanceada, dormir no mínimo 8 horas de sono por dia e dar pausas para a vista quando trabalhar por muitas horas em frente ao computador. A visão desperta diversas emoções, mas também é o sentido que mais nos garante a independência no nosso dia a dia. por isso, é sempre importante cuidar da saúde dos seus olhos", conclui Dr. João Maria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version