SEGS Portal Nacional

Saúde

Campanha Agosto Laranja dá visibilidade a pessoas que convivem com a Esclerose Múltipla

  • Sexta, 06 Agosto 2021 08:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giuliana Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Casa da Esclerose Múltipla volta a funcionar, pelo quinto ano consecutivo, com o objetivo de alertar e informar sobre os principais sinais e sintomas da doença, que acomete 2,8 milhões de pessoas no mundo1

Para quem nunca ouviu falar sobre a Esclerose Múltipla (EM) seus primeiros sintomas e sinais podem passar despercebidos ou até mesmo confundindo com outras questões de saúde. Por isso, no intuito de informar a todos a respeito da importância do diagnóstico precoce e sua relação com a qualidade de vida de quem convive com a EM, a Merck – líder em ciência e tecnologia – lança pelo quinto ano consecutivo o projeto “Casa da EM 2021” durante o Agosto Laranja, compartilhando histórias de pessoas que buscaram a superação e conseguiram se reinventar após os desafios e receios por conta do diagnóstico da doença.

Além de ações nas redes sociais com histórias diversas de pacientes com EM, a campanha contará com a reativação da Casa da Esclerose Múltipla – projeto imersivo e, desde o ano passado, por conta da pandemia e distanciamento social, totalmente online e interativo – que tem o intuito de aproximar pessoas daquelas que lidam com a doença, alertando sobre os principais sintomas, sinais e dificuldades no diagnóstico. Para isso, a experiência digital da Casa possibilita que o visitante (ou internauta) navegue pela história de uma personagem fictícia, simulando os sintomas da doença. “É uma forma de alertarmos sobre a importância do diagnóstico precoce, que pode impactar no bem-estar e na evolução do paciente por toda a sua vida. Quem está informado reconhece os sinais, percebe melhor e procura um especialista com mais agilidade, o que pode ser decisivo no tratamento”, alerta Alexandre Chehin, gerente médico de Neuroimunologia da Merck. “Além disso, também reforçamos aos pacientes com EM a importância do acompanhamento e diálogo com o médico, a fim de definirem juntos o tipo de tratamento possível e mais adequado, a depender do perfil do paciente, considerando seu estilo de vida, planos futuros e outras individualidades”, explica o doutor.

Desde o ano de seu lançamento – anteriormente, como um projeto itinerante com visitas presenciais –, a Casa da EM já esteve em 14 cidades e recebeu cerca de 5 mil visitas no total. Desde que passou a ser digital, em 2020, já foi acessada por mais de 2 milhões de pessoas por meio das redes sociais. A plataforma estará disponível na internet a partir deste mês, no endereço www.casadaem.com.br.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune, potencialmente incapacitante, que apresenta maior incidência em adultos jovens, em sua maioria, mulheres com idades entre 20 e 40 anos2. Estima-se que aproximadamente 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo tenham EM1. No Brasil, a estimativa é de 35 mil pacientes3 com a doença e acredita-se que exista uma parcela de pessoas subdiagnosticada.

“Geralmente, os primeiros sintomas detectados na EM são a fraqueza muscular e a fadiga”, diz o doutor. De acordo com ele, outros sintomas comuns da EM envolvem vertigens, alteração do equilíbrio, disfunções intestinais e da bexiga, déficits da coordenação motora, baixa acuidade visual e diminuição da sensibilidade.3

Campanha terá websérie com psicóloga e história de pacientes

Além das iniciativas já mencionadas, a campanha também contará com a websérie “Liberdade para o Amanhã” – produzida exclusivamente para este mês, com a condução da psicóloga e escritora Pâmela Magalhães (@psipamela), que entrevistará médicos e associações de pacientes, trazendo histórias sobre qualidade de vida e saúde mental, planejamento familiar e maternidade em pacientes com EM e, ainda, os impactos da pandemia na vida de pacientes com doenças crônicas.

Alguns pacientes também apoiarão a campanha por meio de posts especiais em seus perfis nas redes sociais durante o período, contando um pouco de suas histórias de superação e as formas que encontraram para enfrentar a doença com mais qualidade de vida.

Estudos com vacina para Covid-19 em pacientes com Esclerose Múltipla

Vacinas pra Covid-19 e tratamento da EM: estudos recentes com a cladribrina oral comprovaram ser possível tratar a Esclerose Múltipla (EM) e controlar sua progressão, ao mesmo tempo em que se recebe a vacina da Covid-19. Isso porque as novas análises indicaram um padrão imunológico específico em pessoas com Esclerose Múltipla tratadas com a substância, o que pode contribuir para a capacidade do organismo de combater infecções e desenvolver anticorpos a partir dessas vacinas.

Serviços:

v Casa da Esclerose Múltipla 2021

Acesso: www.casadaem.com.br

Período: agosto a dezembro de 2021

v Websérie no Instagram

Quando: durante o mês de agosto, acompanhe!

Onde: nos perfis da Pamela Magalhães (@psipamela) e da Merck Brasil (@merckbrasil) e no www.casadaem.com.br

Referências

1. Ministério da Saúde https://bvsms.saude.gov.br/eu-me-conecto-nos-nos-conectamos-30-5-dia-mundial-da-esclerose-multipla/ (Acesso em julho de 2021)

2. Federação Internacional de Esclerose Múltipla. - https://www.msif.org/about-us/who-we-are-and-what-we-do/advocacy/atlas/atlas-of-ms-faqs/ (Acesso em julho de 2021)

3. ABEM - Associação Brasileira de Esclerose Múltipla: http://abem.org.br/esclerose/o-que-e-esclerose-multipla/ . (Acesso em julho de 2021)

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Cerca de 58.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2020, a Merck gerou vendas de € 17,5 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Electronics. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version