Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo – 1º de agosto
Doença pode ser tratada diariamente em casa com placas de luzes violeta
O angiologista e cirurgião vascular Dr. Álvaro Pereira alerta que os leds para o tratamento de vitiligo não podem ser feitos em domicílio com luzes ultravioleta. O Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo está marcado para 1º de agosto. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a enfermidade acomete 0,5% da população mundial. No Brasil, segundo levantamentos de sociedades científicas, a doença afeta, aproximadamente, 150 mil brasileiros por ano.
Boa parte dos pacientes de vitiligo manifesta apenas algumas manchas brancas, mas há relatos de sensibilidade e dores nas áreas afetadas, além de sintomas emocionais e psicológicos.
Além do tratamento com medicamentos específicos que induzem a repigmentação, o vitiligo pode ser tratado com a Ledterapia. De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Dr. Álvaro Pereira, um dos idealizadores da tecnologia por luzes, as placas de led da cor violeta, com comprimento de onda de 420 nanômetros, se aplicadas diariamente, melhoram muito o quadro. “Mas, é preciso atentar para o fato que a indicação são as placas de cor violeta, e não as luzes ultravioleta, que são menos indicadas porque é necessário fazer o tratamento em clínica com aparelhos específicos”, alerta o médico.
Dr. Álvaro Pereira – Angiologista formado pela FMUSP em 1978, com residência em Cirurgia Vascular no HCFMUSP, Doutorado em Cirurgia Vascular na Divisão de Bioengenharia do INCOR - HCFMUSP, pós-doutorado no B&H Hospital - Harvard.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>