SEGS Portal Nacional

Saúde

Mais de 40 mil brasileiros são acometidos, anualmente, por câncer de cabeça e pescoço

  • Sexta, 23 Julho 2021 09:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Menezes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanha mundial alerta para a importância da conscientização e prevenção da doença que é a quinta mais frequente em homens (boca) e em mulheres (tireoide)

Em 27 de julho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e uma oportunidade de disseminar informações sobre essa doença que acomete cerca de 41 mil pessoas anualmente, no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Julho Verde, movimento criado em 2016 no Brasil, é usado para alcançar o maior número de pessoas possível e informá-las a respeito dos riscos, a prevenção e, sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento para a cura dessa enfermidade. “Essa campanha se tornou ainda mais relevante este ano com a pandemia, pois muitas pessoas estão com medo de se deslocar até um atendimento médico e contrair o COVID-19. É necessário reforçar a importância de continuar se cuidando, investigando em caso de sintomas, fazer exames preventivos, e adotar um comportamento que acarrete menor risco para adquirir o câncer.” afirma Antonio Bertelli, cirurgião de cabeça e pescoço do Núcleo de Tireoide do Hospital Samaritano Higienópolis. Lembra que o diagnóstico tardio pode deixar sequelas ou levar o paciente ao óbito pelo câncer.

Dr. Antonio explica que a melhor forma de evitar a doença é ter hábitos saudáveis, como não praticar o tabagismo e o etilismo (excessivo consumo de álcool), e manter uma boa higiene na cavidade oral e alimentação adequada, porque a desnutrição pode desencadear mutações genéticas e, consequentemente, o câncer bucal. “Outros fatores considerados de risco são o uso de próteses dentárias mal-adaptadas, que podem causar traumatismo crônico na boca e a exposição ao sol dos lábios e da pele sem protetor solar. E, uma parte desses tumores têm relação com o sexo oral sem proteção adequada, causados pelo HPV (papilomavírus humano, infecção sexualmente transmissível), e por isso devemos estimular o “comportamento sexual responsável”, ressalta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), da qual o especialista é diretor de Comunicação e Marketing, cerca de 10 mil pessoas morrem a cada ano no país em decorrência desse mal.

Geralmente, o câncer de cabeça e pescoço é um grupo de doenças, e o especialista chama a atenção para os tumores localizados na boca (língua, assoalho bucal, gengivas, palato duro, bochechas), orofaringe (amígdalas, palato mole, base da língua), laringe, hipofaringe, nasofaringe, seios paranasais, tireoide e glândulas salivares, entre outros. E, de acordo com levantamento do Inca, no caso dos homens, o câncer de boca é o quinto mais frequente, o de laringe é o oitavo, e somando os dois, o de cabeça e pescoço é o terceiro mais comum (só fica atrás do câncer de próstata em primeiro e de intestino em segundo). Já nas mulheres, prevalece o câncer da tireoide, que já é o quinto mais comum nessa população, com números muito próximos aos do câncer de pulmão.

Os sintomas podem ser confundidos com os de enfermidades comuns como gripe, faringites, amigdalites ou aftas (pequenas lesões no interior da boca ou na base das gengivas) o que leva muitos pacientes a demorar muito para procurar um médico, por mais que persistam por um período mais longo. Por isso é preciso ter um cuidado especial no caso de surgimento de feridas na boca, rouquidão ou dor e dificuldade para engolir com duração de mais de duas semanas, sem nenhuma melhora, mesmo após ter seguido orientação médica. “Descobrir a doença no início aumenta muito as chances de sucesso do tratamento. Com o Julho Verde, pretendemos reforçar a divulgação das principais informações sobre essas doenças, muitas vezes, desconhecidas da população, a fim de aumentar a chance de cura e melhorar a qualidade de vida após o tratamento, a partir do diagnóstico rápido”, afirma.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version