SEGS Portal Nacional

Saúde

Campanha alerta para a importância da saúde bucal infantil

  • Sexta, 23 Julho 2021 09:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érika Valois
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Julho Laranja tem como objetivo estimular que pais levem os filhos a partir dos sete anos ao ortodontista para evitar problemas odontológicos graves no futuro

A saúde dos filhos é uma preocupação constante para pais e mães zelosos. Porém, muitas vezes, o tratamento bucal acaba sendo esquecido diante da correria do dia a dia. E, para reforçar a importância desse tipo de cuidado, celebra-se neste mês a campanha Julho Laranja, que busca incentivar que os pais levem os filhos ao ortodontista desde cedo para prevenir problemas odontológicos graves na vida adulta.

Na consulta preventiva, o ortodontista consegue avaliar se a criança tem algum problema existente ou em formação, como mordida aberta, mordida cruzada ou hábitos de interposição de língua, que podem prejudicar o crescimento dos dentes permanentes. Após essa avaliação, o especialista pode dizer qual tratamento é recomendado, quando começar e quanto tempo deve durar.

"A ideia do Julho Laranja é estimular que os pais levem os filhos por volta dos sete anos de idade ao ortodontista para que possíveis problemas sejam identificados e resolvidos de maneira mais fácil, rápida e barata, transformando um problemão em um probleminha", resume o ortodontista Artur Pupo, mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e DOF (Dor Orofacial), e sócio-fundador da Snap Aligner, startup de alinhadores invisíveis.

Segundo Pupo, são muitas as vantagens de cuidar do sorriso das crianças desde cedo. "O custo da primeira consulta é muito baixo, e os tratamentos infantis também são bem mais simples. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de aparelho ortodôntico, a extração de dente na hora certa ou a correção de hábitos, como uso de chupeta ou mamadeira", enumera o especialista.

Simples na infância, grave na vida adulta

Problemas de mordida que não são tratados durante a infância podem virar uma verdadeira dor de cabeça na vida adulta. Foi o que aconteceu com a auxiliar de atendimento Giovanna Costa, de 39 anos. Ela conviveu durante muito tempo com uma mordida invertida que projetou o seu queixo para a frente. "O meu perfil me incomodava muito! Além disso, eu sentia dores ao mastigar e meu maxilar fazia barulho, tipo um estalo", lembra.

Aos 22 anos, ela decidiu passar por uma cirurgia ortognática para solucionar o problema. Esse procedimento consiste, basicamente, em colocar os maxilares na melhor posição possível para garantir a saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, possibilitar a respiração correta, além de preservar as funções da fala e da mastigação, melhorando também a estética facial.

"A cirurgia durou mais de 5h e meu queixo foi fraturado como se eu tivesse sofrido um acidente. Eu coloquei quatro placas no maxilar e 28 parafusos na boca, e fiquei bastante tempo sem poder me alimentar direito. Eu não me arrependo porque hoje em dia estou feliz com o meu sorriso, mas sei que tudo isso poderia ter sido evitado com tratamento precoce", avalia Costa.

Porém, ela entendeu a importância da prevenção e não vai permitir que os filhos Otávio, de 12 anos, e Lorenzo, de 6 anos, passem pelo mesmo problema. "Eu percebi que o queixinho do Otávio estava indo mais para frente quando ele tinha dois anos de idade e procurei logo tratamento. Hoje, ele tem 12 anos, já usou aparelho, tirou e agora está com o sorriso perfeito. E o Lorenzo também já está sendo acompanhado pelo dr. Artur Pupo e não vai ter problemas com o sorriso no futuro", comemora.

Sobre: Artur Pupo é formado em Odontologia pela Fundação Hermínio Ometto (FHO), tem especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unicastelo, além de ser especialista e Mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e em DOF (Dor Orofacial) pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Também é habilitado e tem vasta experiência em Ortodontia com Aparelhos Autoligados e Ortodontia com Alinhadores Invisíveis (mais de 10 anos de experiência). Autor de capítulo de livro da área, já traduziu e escreveu diversos artigos científicos, além de dar aulas como professor em cursos de especialização e mestrado na área odontológica. É dono da clínica Pupo Odontologia e, em parceria com o empresário Paulo de Lucca, fundou a Snap Aligner, startup brasileira de alinhadores invisíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version