SEGS Portal Nacional

Saúde

A importância do cuidado com o sistema circulatório no inverno

  • Sexta, 02 Julho 2021 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenice Cóstola
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Frio funciona como um fator desencadeante para a doença arterial periférica, também conhecida como falta de circulação

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) faz um alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados no inverno com a circulação arterial, também chamada de doença arterial periférica ou falta de circulação. As baixas temperaturas podem influenciar diretamente no sistema vascular, uma vez que, na tentativa de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem em um mecanismo chamado vasoconstrição. Consequentemente, o sangue tem maior dificuldade para circular e chegar às extremidades do corpo, como as mãos e os pés. Para ajudarmos nosso organismo a manter os membros aquecidos, devemos incentivar o uso de luvas, meias de lã, toucas e cachecol. Essa simples medida pode nos poupar de dispender muita energia.

Em tempos de pandemia, reservar a energia do corpo é importante para manter nossas defesas prontas para agirem, se necessário, e a atenção com o sistema circulatório é ainda mais imprescindível. Mesmo com o distanciamento social, é preciso fazer exercícios físicos regularmente para evitar o comprometimento da circulação sanguínea. Os cuidados devem ser redobrados para quem já teve a Covid-19, já que algumas pessoas, por conta da infecção, também têm problemas circulatórios.

O presidente da SBACV, Dr. Bruno Naves, explica que pacientes com Covid-19 ou pós-Covid-19 podem ter acometimento de suas artérias. “É muito importante que esse grupo de pessoas fique atento a novos sintomas após a infecção”, alerta o especialista. Alguns sinais de que seu sistema circulatório precisa de atenção é: dor ao caminhar, que piora na subida e melhora com a cessação do movimento, sentir os pés gelados e, às vezes, com uma coloração meio arroxeada.

Mas, se o paciente já apresentava esses sintomas anteriormente, ou é tabagista, tem colesterol alto não controlado e notou piora dos sintomas após a Covid-19, pode ter acontecido um deterioramento da situação preexistente. Com medo de contrair o vírus, muitas pessoas portadoras de alguma doença vascular não fizeram o monitoramento habitual neste período de pandemia e podem ter tido um agravamento de suas doenças prévias. “O frio funciona como um fator desencadeante da manifestação de sintomas desta piora”, afirma Dr. Naves, e conclui: “Na dúvida, lembrou que tem perna, sentiu dor ao caminhar ou os pés gelados, procure um vascular. E não se esqueça de se proteger na baixa temperatura com todo o agasalho necessário”.

A SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mar 20, 2026 Saúde

4 estratégias que realmente ajudam no emagrecimento no…

Mar 20, 2026 Saúde

Além da higiene bucal: mitos e verdades sobre o mau…

Mar 19, 2026 Saúde

Queda de cabelo exige investigação e cuidados corretos…

Mar 19, 2026 Saúde

Março Amarelo reforça importância do diagnóstico…

Mar 19, 2026 Saúde

Intestino circadiano: por que o horário das refeições…

Mar 18, 2026 Saúde

Março Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico…

Mar 18, 2026 Saúde

Canetas de emagrecimento podem reduzir mais músculo do…

Mar 18, 2026 Saúde

Porque jovens de 20 e 30 anos estão desenvolvendo…

Mar 17, 2026 Saúde

Circulação da influenza reforça necessidade de…

Mar 17, 2026 Saúde

Dor Que Ignora? Pode Ser Pancreatite — E Em Alguns…

Mar 17, 2026 Saúde

Estética e respiração no mesmo procedimento: por que a…

Mar 17, 2026 Saúde

Almoço do CVG-SP debate seguro de vida sob a…

Mar 16, 2026 Saúde

Quase 15% das brasileiras ainda não fazem o…

Mar 16, 2026 Saúde

5 dicas para idosos que querem começar a praticar…

Mar 16, 2026 Saúde

Mitos sobre cannabis medicinal persistem no Brasil…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version