SEGS Portal Nacional

Saúde

Com a chegada do inverno, especialista alerta sobre os problemas circulatórios

  • Terça, 22 Junho 2021 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenice Cóstola
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Diminuição da atividade física nos meses mais frios por si só aumenta a chance de doenças vasculares em pessoas com fatores de risco e comorbidades

O cuidado com a saúde vascular é sempre necessário, mas é preciso redobrar as atenções no período de inverno. A piora dos quadros vasculares com a diminuição da temperatura é uma constatação demonstrada em muitos estudos na literatura médica, com aumento nas hospitalizações e na mortalidade cardiovascular, principalmente no pico da estação.

De acordo com o membro titular da SBACV, professor Dr. Marco Aurélio Grudtner, nesta época do ano é mais frequente os pacientes apresentarem sintomas como dor ou o surgimento de feridas nos pés que não cicatrizam. Ele esclarece também que a enfermidade vascular mais suscetível ao frio é a doença arterial obstrutiva periférica, causada pela deposição de gordura na parede interna das artérias dos membros inferiores, com formação de placas de ateroma, que pode ser agravada pelas baixas temperaturas da estação.

A dor nas pernas é um dos principais sintomas que pode ter como causa o comprometimento da circulação pela doença vascular, sobretudo aquela dor que ocorre quando a pessoa caminha e que alivia com o repouso. Por outro lado, a dor constante nos pés ou nos dedos, mesmo quando a pessoa está parada, pode ser um sinal de doença circulatória grave com risco de perda da extremidade se não tratada adequadamente.

Para aqueles que moram em lugares mais gélidos, a associação entre as doenças cardiovasculares e alterações do clima é um fenômeno conhecido, mas extremamente complexo, pois envolve tanto questões ambientais (mudanças de temperatura e poluição do ar), quanto respostas fisiológicas e comportamentais do indivíduo.

A diminuição da atividade física nos meses mais frios por si só aumenta a chance de problemas circulatórios em pessoas com fatores de risco e comorbidades. A resposta termoregulatória ao frio causa vasoconstrição periférica pela ativação do sistema nervoso simpático, com aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, possível ativação plaquetária e aumento de marcadores inflamatórios, com efeitos adversos aos pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou subclínica.

A prevenção sempre é o melhor remédio. Os fatores de risco para as doenças vasculares são muito conhecidos; portanto, é importante evitar o tabagismo, manter o peso ideal, ter uma dieta equilibrada e controlar as doenças crônicas preexistentes, como a hipertensão arterial, o diabetes e as alterações do colesterol. “A atividade física regular precisa ser estabelecida como um hábito, pois é saudável e melhora nossa qualidade de vida”, afirma Dr. Grudtner.

A SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mar 20, 2026 Saúde

4 estratégias que realmente ajudam no emagrecimento no…

Mar 20, 2026 Saúde

Além da higiene bucal: mitos e verdades sobre o mau…

Mar 19, 2026 Saúde

Queda de cabelo exige investigação e cuidados corretos…

Mar 19, 2026 Saúde

Março Amarelo reforça importância do diagnóstico…

Mar 19, 2026 Saúde

Intestino circadiano: por que o horário das refeições…

Mar 18, 2026 Saúde

Março Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico…

Mar 18, 2026 Saúde

Canetas de emagrecimento podem reduzir mais músculo do…

Mar 18, 2026 Saúde

Porque jovens de 20 e 30 anos estão desenvolvendo…

Mar 17, 2026 Saúde

Circulação da influenza reforça necessidade de…

Mar 17, 2026 Saúde

Dor Que Ignora? Pode Ser Pancreatite — E Em Alguns…

Mar 17, 2026 Saúde

Estética e respiração no mesmo procedimento: por que a…

Mar 17, 2026 Saúde

Almoço do CVG-SP debate seguro de vida sob a…

Mar 16, 2026 Saúde

Quase 15% das brasileiras ainda não fazem o…

Mar 16, 2026 Saúde

5 dicas para idosos que querem começar a praticar…

Mar 16, 2026 Saúde

Mitos sobre cannabis medicinal persistem no Brasil…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version