SEGS Portal Nacional

Saúde

Aditivos artificiais: um risco para a saúde das crianças

  • Quarta, 19 Mai 2021 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto - Getty Imagens

Uma alimentação colorida e equilibrada é capaz de garantir os nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado das crianças, por isso, sempre que possível, priorize a versão mais natural dos alimentos - evitando os ultraprocessados e cheios de aditivos químicos.

Esses componentes, quando incluídos pela indústria na composição de produtos, aumentam a durabilidade da mercadoria na prateleira, acrescentam mais sabor e cor, deixando o item mais atrativo e menos nutritivo. O Guia Alimentar para a População Brasileira já fez o mesmo alerta e aconselha reduzir o consumo de ultraprocessados no cardápio. Segundo a publicação, alimentos ultraprocessados tendem a afetar negativamente a cultura, a vida social e o ambiente.

O problema é que eles ocupam muito espaço na alimentação das crianças e não fazem bem, pois o sistema digestivo dos pequenos não é preparado para processar um cardápio com tantos conservantes, corantes, acidulantes e outros aditivos que podem causar doenças e outros distúrbios alimentares como a obesidade e até desnutrição pela ausência de vitaminas nos produtos.

Para prevenir o seu filho contra essas complicações, o melhor a fazer é melhorar a qualidade do cardápio diário. Aos poucos, aposte em frutas, verduras e legumes. Outra dica é observar a lista de ingredientes de produtos e bebidas prontas para o consumo.

Um número elevado de componentes pode ser sinal de alerta, principalmente se os nomes são pouco familiares e não usados em outras preparações culinárias. Tais nomes diferentes indicam que o produto pertence à categoria de alimentos ultraprocessados.

O que há de novo no mercado de alimentos?

O mercado de alimentos e bebidas está cada vez mais atento à necessidade de melhorar a alimentação das crianças e, consequentemente, muitas marcas estão repensando fórmulas e também lançando produtos para atender essa demanda. A Tal da Castanha que já tem enraizado em seu DNA a máxima de “menos é mais” colocou nas prateleiras uma bebida vegetal, orgânica, zero lactose e caseína, que vai levar muito mais sabor, segurança e nutrição para o cardápio das crianças. O Mini é livre de aditivos artificiais e tem uma lista de ingredientes pequena e simples de ser reconhecida, como a castanha de caju orgânica, a água e o açúcar demerara orgânico. A bebida pronta para consumo pode ser encontrada nos sabores de Chocolate, Morango, Baunilha e Maçã com Banana em embalagens recicláveis de 200ml.

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version