Especialistas alertam para importância de manter os cuidados com a dengue em meio à pandemia
Temporadas chuvosas e calor levam ao aumento do número de casos; conheça os sintomas, tratamentos e como evitar a doença
Em meio à pandemia da Covid-19, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz um alerta para a importância de manter os cuidados com a dengue. No Brasil, são registrados casos da doença durante todo o ano, mas o número tende a aumentar em períodos de chuva e calor.
De acordo com o Ministério da Saúde, até março deste ano, já foram registrados mais de 103 mil casos suspeitos da doença e foram registradas mortes pela infecção em diversas cidades brasileiras.
A infectologista da Rede Dra. Beatriz Quental afirma que a sazonalidade da dengue segue de acordo com as variações do clima, e que os primeiros meses do ano podem se tornar mais propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
A médica reforça ainda a necessidade de manter todas as medidas para evitar a dengue. “Atualmente, com as atenções todas voltadas para o Coronavírus, vale reforçar que outras doenças também apresentam risco à saúde da população e que, portanto, os cuidados devem continuar.”
Segundo ela, a melhor maneira de controlar a dengue é por meio da prevenção. Não deixar recipientes expostos que possam acumular água da chuva, tratar a água de piscinas com cloro, adicionar areia aos pratos de vasos de plantas, limpar calhas para evitar acúmulo de água, manter a caixa d’água vedada e armazenar o lixo em sacos plásticos fechados são algumas delas.
Quando há suspeita de infecção, a orientação da infectologista é buscar atendimento médico, um alerta importante principalmente em tempos de pandemia. “Alguns sintomas da dengue podem ser confundidos com os da Covid-19, por isso é fundamental realizar o diagnóstico e tratamento adequados”, explica.
Dra. Beatriz destaca os principais sinais de alerta da dengue:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Tonturas
Sangramento
Sonolência e/ou irritabilidade;
Diminuição da diurese;
Desconforto respiratório.
“Em casos leves da doença, a recomendação é manter repouso e beber bastante líquido. Caso haja agravamento, é necessário realizar acompanhamento médico, que indicará o tratamento adequado”, finaliza a especialista da Rede São Camilo SP.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.
No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>