SEGS Portal Nacional

Saúde

Probióticos podem ajudar nos possíveis efeitos colaterais do tratamento precoce para CoVID19

  • Segunda, 26 Abril 2021 10:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valéria Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Alguns medicamentos e a própria doença causam problemas gastrointestinais

Após mais de um ano vivendo em meio à pandemia de Covid-19, os médicos e cientistas ainda trabalham na busca por uma cura contra esse vírus tão infeccioso. Em meio a essa espera, muitas pessoas passaram a optar pelo tratamento precoce para a Covid19, feito à base de medicamentos sem comprovação científica que justifique o uso, quer seja na prevenção ou no tratamento da doença.

Como exemplo dos medicamentos que fazem parte desse chamado “kit Covid”, é possível citar a ivermectina e a hidroxicloroquina. O problema, porém, é que eles também podem causar efeitos colaterais durante e após o seu uso. Dentre essas consequências, é possível citar náuseas, dores abdominais, anorexia, astenia e, principalmente, a diarreia.

Apesar do início da vacinação, não existe uma medicação efetiva para o tratamento do novo coronavírus.

Disbiose e o SARS-CoV-2

Não são apenas os pacientes que aderem ao uso do “kit Covid-19” que podem ter de enfrentar problemas gastrointestinais. Aqueles que acabam tendo a doença também relatam sintomas similares.

Isso pode acontecer devido às alterações que o vírus SARS-CoV-2 pode causar na microbiota intestinal (chamada também de flora intestinal). Um estudo recente feito com mais de 200 pessoas com Covid-19 apontou que quase metade dos pacientes apresentou, pelo menos, uma queixa gastrointestinal. Já sete deles manifestaram a doença somente com sintomas digestivos (3%). Entre as manifestações gastrointestinais, diarreia chegou em 29,3% dos casos.

Ainda de acordo com o estudo, o SARS-CoV-2 provoca diarreia por afetar indiretamente ou diretamente o sistema digestivo por meio de uma resposta inflamatória. E também pode causar distúrbios diretamente na microbiota.

O papel dos probióticos

De acordo com o médico Bruno Paes Barreto, coordenador da região norte da Sociedade Brasileira de Pediatria, é preciso ficar atento aos fatores que podem comprometer o sistema imunológico, e entre eles, está o risco de doenças infecciosas como a Covid-19.

“Vários fatores podem influenciar na imunidade, mesmo em adultos previamente saudáveis. Por exemplo, podemos citar as doenças virais, como o HIV ou a Covid-19. Elas provocam uma diminuição das células de defesa, como os linfócitos, causando impacto na resposta imunológica celular diretamente e, indiretamente na produção de anticorpos. Por isso, além dos problemas respiratórios, o novo coronavírus pode causar uma imunidade diminuída e, com isso, infecções oportunistas podem surgir, como uma pneumonia bacteriana ou fúngica”, exemplifica.

Mas o que é possível fazer pra prevenir essas complicações de saúde? Paes Barreto explica que aderir a hábitos saudáveis como uma dieta balanceada e rica em macro e micro nutrientes é o primeiro passo. Além disso, vale tentar obter um equilíbrio emocional e seguir estratégias específicas para imunomodulação, como suplementar algumas vitaminas e aderir ao uso de probióticos, que são microrganismos vivos que quando ingeridos em quantidade adequada trazem benefício a saúde do indivíduo.

Em relação aos probióticos, é importante começar o uso desde a infância, pois o sistema imunológico das crianças vai amadurecendo gradativamente. “Ao longo da nossa vida temos variações no sistema imunológico que são chamados de variações fisiológicas. Elas começam na infância e todas as crianças possuem um grau de imunodeficiência, pois o sistema imunológico está em formação. Por isso a infância é o principal alvo de campanhas de vacinação”, salienta Paes Barreto.

Como exemplo de probióticos aliados da saúde intestinal, pode-se citar as cepas dos gêneros lactobacilos e bifidobactérias. Elas são capazes de reverter o processo de disbiose induzido pela infecção do novo coronavírus no intestino, agindo em sintomas como diarreia e a colite.

Dentre as cepas probióticas mais bem estudadas em todo o mundo, sobretudo relacionado a imunomodulação, é possível destacar o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®). Segundo estudos científicos, essa cepa é comprovadamente eficaz e segura para todas as faixas etárias (incluindo crianças e idosos) e gestantes.

Dr. Bruno Paes Barreto – Pediatra e Imunologista – Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Membro do Comitê de Alergias na Infância da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Referências bibliográficas:

Lei P. et al. Clinical Characteristics of COVID-19 Patients With Digestive Symptoms in Hubei, China: A Descriptive, Cross-Sectional, Multicenter Study. The American Journal of Gastroenterology, 2020.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32287140/

Ahmad U. et al. SARS-CoV-2 microbiome dysbiosis linked disorders and possible probiotics role. Biomedicine & Pharmacotherapy, 2020.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332220311392?dgcid=rss_sd_all


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version