SEGS Portal Nacional

Saúde

Programa inédito acolhe famílias após diagnóstico médico difícil

  • Quinta, 15 Abril 2021 12:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com o intuito de acolher e de ajudar na adaptação, tanto emocional quanto prática, das famílias que acabam de receber um diagnóstico médico ou estão lidando com uma condição difícil de algum membro da família, o Bem Me Care se destaca por não ocupar o lugar do médico e não focar no paciente, mas em ampliar a sua rede de apoio e, assim, as chances de um tratamento positivo.

Liderado pela psicanalista Cláudia Barroso, o Bem Me Care é um tratamento emergencial de método psicanalítico para familiares de pacientes que acabam de receber um diagnóstico médico que vai mudar drasticamente não apenas seu futuro, mas o de toda a família, ou que já estejam convivendo com uma situação difícil e que precisam de orientação para este momento.

Existem alguns mitos que envolvem o período de tempo desde o recebimento de um diagnóstico médico difícil até a adaptação da família às novas dinâmicas impostas por ele. Entre eles, Cláudia cita: “existe um receio muito grande de que tratar de si seja negligenciar o paciente. Pelo contrário. Famílias mais estruturadas emocionalmente depois do diagnóstico se tornam mais aptas a ajudar no tratamento”, explica.

Outro mito é o de que o acolhimento emergencial da família substituiria o tratamento do paciente: “são coisas completamente diferentes. O nosso foco não é o paciente, e, na maioria das vezes, não temos contato algum com ele. O objetivo é cuidar da família, reestruturar as questões emocionais e a crise que, muitas vezes, se instala de uma forma muito enfática”, reflete.

Por isso, é importante ressaltar: “a o Bem me Care é um projeto que cuida da família e que, portanto, pode atuar junto com os médicos, e jamais tomar o lugar deles”. Outro mito é de que a ajuda só é importante em casos de diagnósticos de doenças terminais, por exemplo: “uma família que descobre, ainda na gravidez, uma síndrome, por exemplo, ou que tem um diagnóstico de Parkinson em um membro mais jovem da família, sabe que vai viver um bom tempo com aquela situação e que precisa se adaptar e se preparar para vivenciar as etapas da melhor forma possível”, explica Cláudia.

Outras doenças fazem parte dessa realidade: de Câncer Ao Alzheimer, de uma TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) até a própria Covid-19. Alguns benefícios do tratamento emergencial:

→ Acolhimento e distribuição de novos papéis;

→ Clareza para realizar as adequações necessárias de forma saudável para toda a família;

→ Maior índice de adesão e sucesso do tratamento do ente adoecido;

→ Fortalecimento psíquico de toda a família para enfrentamento da doença;

→ Restabelecimento de um novo e fortalecido núcleo familiar.

Podem participar não apenas familiares, mas amigos muito próximos e até colegas de trabalho, caso se sintam impactados pelas mudanças. Para ampliar o potencial de alcance do método no apoio às famílias, Cláudia escreveu, como co-autora, o livro “O impacto da má notícia médica na família. Uma visão psicanalítica”, primeiro título já escrito sobre o tema, que conta, exatamente, a necessidade do acolhimento e desse tratamento emergencial. Dezenas de famílias já foram acolhidas e tiveram suas vidas melhoradas nesses 10 anos de atuação da Bem Me Care.

Sobre Cláudia Barroso

Cláudia Barroso é Psicóloga Clínica formada pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, com especialização em Psicoterapia Breve Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae e Psicoterapia de Casal e Família. É Terapeuta Sexual, formada pelo Isexp e Psicanalista formada através de processo particular. Além de fundadora e idealizadora do projeto Bem me Care e co-autora do livro “O impacto da má notícia médica na família. Uma visão psicanalítica”, é também gestora do Falhei & Disse - Reflexões Psicanalíticas com Entretenimento. Hoje atende crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias em seu consultório em São Paulo, atuando também de forma on-line.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version