SEGS Portal Nacional

Saúde

Os impactos da pandemia no mercado odontológico e como o teleatendimento se tornou a promessa do segmento

  • Segunda, 21 Dezembro 2020 11:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raiza Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Bruno Magalhães, sócio fundador da GOU Odonto

Durante a pandemia muitos mercados foram impactados. As empresas tiveram que se adaptar, tendências em diferentes segmentos foram antecipadas, tudo para que a economia não parasse por completo em todo o mundo. Entretanto, esse cenário de paralisação por completo não foi o caso das clínicas odontológicas.

Parte dos serviços essenciais, os consultórios continuaram suas atividades, obviamente com mais protocolos de segurança e seguindo as recomendações do CFO (Conselho Federal de Odontologia) de priorizar os atendimentos emergenciais e aumentar o tempo de agendamento entre um paciente e outro. Afinal, a odontologia é considerada uma das profissões com maior risco de contágio por covid-19 devido à proximidade de contato com pacientes, saliva e sangue.

Segundo pesquisa feita pelo Conselho Federal de Odontologia entre junho e julho, 82% dos cirurgiões-dentistas continuaram exercendo a odontologia durante a pandemia, mas, seguindo os cuidados de biossegurança recomendados pela entidade, como, redução do horário de atendimento, redução no número de pacientes e o uso de todos os equipamentos de segurança, como máscaras e luvas, o que já era uma prática dos profissionais mesmo antes da pandemia.

Os profissionais da rede pública e privada sentiram uma queda considerável nos atendimentos. O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fez uma pesquisa onde constataram que as consultas odontológicas na rede pública de saúde caíram, em média, 83,5%, no período em que o Brasil era declarado o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus e a curva epidêmica de contágio subia. Na rede privada também houve queda nos atendimentos. Os maiores índices de queda dos atendimentos odontológicos na rede pública e privada foram no Nordeste, com 88,5% e 83,1%, respectivamente.

O impacto da pandemia na rotina dos profissionais foi alto, gerando muitos gastos financeiros. Muitos tiveram que fazer mudanças na infraestrutura física de sua clínica, como reformas, restrição a acompanhantes, afastamento de cadeiras; compra de equipamentos de proteção individuais (EPIs) diferentes dos habituais, mais caros e desconfortáveis, como máscaras N95, escudos faciais, jalecos descartáveis. Também foi necessário adotar novos procedimentos na triagem de pacientes, como medir a temperatura, aplicar questionário específico para covid-19, bochechos antimicrobianos.

A exemplo de outros segmentos, o mercado odontológico e de franquias odontológicas, apesar de não ter ficado completamente paralisado, também foi impactado e os dentistas tiveram que buscar caminhos para manter suas receitas. Uma das alternativas foi oferecer o teleatendimento, que nada mais é do que dar um suporte diagnóstico de forma remota.

O teleatendimento já é conhecido de muitos, mas, o serviço ainda gera muitas dúvidas: Será que é eficaz? Não está menosprezando o trabalho do dentista? Não é arriscado o paciente fazer essa avaliação de casa? E a minha resposta para esses questionamentos é NÃO!

A tecnologia ajuda muito em todos os aspectos e é uma solução que pode incluir e conectar, então, porque não usa-la para incluir e democratizar a odontologia? Com o teleatendimento os serviços odontológicos podem ser levados para qualquer lugar do país. A Internet amplia e democratiza o serviço, em especial por não expor o paciente ao contágio do COVID-19, o que deixa o paciente mais seguro.

Contudo, é necessário que o profissional observe os efeitos do teleatendimento no seu dia a dia. A gestão de uma clínica inclui o papel diário de estar junto aos seus pacientes. A orientação remota é só a ponta do relacionamento. O dentista precisa estar atento para acolher, amparar e atender as necessidades de cada paciente, dentro e fora da clínica.

É imprescindível compreender o novo cenário e entender que a saúde agora será hiper valorizada e, com isso, o teleatendimento será cada vez mais comum. O odontologista precisa não apenas seguir o procedimento, mas atuar com feeling, e sempre observar as tendências e inovações do momento.

A pandemia trouxe a possibilidade de todos pensarem melhor sobre seus negócios, fazer as mudanças que eram necessárias, quem estava estagnado ou em uma situação cômoda, por sobrevivência, também teve que se mexer e buscar novas opções para se manter ativo no mercado. No caso da odontologia, pontos como a queda nos atendimentos e o medo da contaminação que muitos ainda têm, fazem com que os profissionais continuem buscando novas alternativas e oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado e próximo do paciente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version