SEGS Portal Nacional

Saúde

Câncer de pele: teste genético auxilia no diagnóstico precoce

  • Quarta, 16 Dezembro 2020 11:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ananda Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A detecção da doença em sua fase inicial permite um tratamento menos agressivo e maiores chances de cura

O câncer de pele no Brasil tem números elevados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos correspondem ao câncer de pele. Ainda de acordo com o Instituto, anualmente são diagnosticados 180 mil casos novos.

O último mês do ano é marcado pela campanha de conscientização ao câncer de pele. Criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a iniciativa visa alertar a população sobre a prevenção e os sinais da doença, possibilitando diagnóstico e tratamento precoce, ampliando as chances de cura.

Existem dois tipos de câncer de pele. O melanoma e o não melanoma. O primeiro, pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas pés. Já o segundo, o mais comum no Brasil, tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente, caso contrário, pode deixar mutilações expressivas. O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide.

Os principais sintomas do câncer de pele são manchas pruriginosas, ou seja, que coçam, descamativas ou que sangram. Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor também são indícios de alerta, além de feridas que não cicatrizam em quatro semanas. A doença se apresenta, principalmente, nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como o rosto, pescoço e orelhas. É importante ressaltar que caso não seja tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.

O Brasil é conhecido por ser um país bastante tropical, com alta incidência solar durante praticamente todo o ano. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, o cuidado com a pele precisa ser redobrado.

Além disso, para a prevenção, a genética clínica é uma grande aliada. “Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal”, explica João Bosco Oliveira, médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Einstein. A detecção precoce da doença permite um tratamento menos agressivo e menor chance de morte.

Exames como esse, atualmente, já estão bem mais acessíveis, podendo ser realizados em laboratórios de genética clínica. “O Painel NGS Multi-Câncer Total avalia 145 genes associados a diversos tipos de câncer, como próstata, mama, pele, intestino, endométrio, entre outros. A partir dos resultados, o paciente, em conjunto com seu médico, pode planejar o melhor programa de prevenção para a doença, com dados personalizados baseados na sua constituição genética”, explica João Bosco Oliveira.

Para o paciente, o processo de coleta para a realização exame é simples. É realizada uma coleta da amostra, que pode ser de sangue ou saliva. Com isso, ela é processada no laboratório, onde é realizada a extração do DNA que está presente nas células. Após essa etapa, é feito o processamento da amostra e o sequenciamento de segunda geração para analisar a sequência do DNA amplificado em milhares de vezes. Todo esse processo é executado com o auxílio de robôs que agilizam e dão mais segurança ao processamento das amostras.

Caso o paciente preencha alguns critérios e pré-requisitos determinados pela ANS, é possível fazer testes genéticos através dos convênios.

Sobre a Genomika – A Genomika Einstein é o laboratório de genética do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos pioneiros do Brasil a trazer a tecnologia de sequenciamento de segunda geração para o diagnóstico clínico de doenças raras e hereditárias, oncologia, medicina fetal e reprodutiva e farmacogenética. O laboratório conta com uma equipe de especialistas nas diversas áreas de biologia molecular, citogenética e bioinformática. Possui mais de 500 testes genéticos no portfólio e atende diversos planos de saúde. Com sede no Recife e unidade própria em São Paulo e Porto Alegre, a Genomika Einstein atua de forma ampla no Hospital Israelita Albert Einstein e cooperativa com parceiros em outros estados e uma rede extensa de logística, coletando amostras em diversas cidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version