SEGS Portal Nacional

Saúde

Pandemia afeta hábitos das crianças e aumenta consumo de guloseimas; pediatra dá dicas para pais readequarem alimentação infantil

  • Segunda, 14 Dezembro 2020 11:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Passados oito meses de isolamento e quarentena no Brasil, é consenso nas famílias que a rotina mudou, e muito, nesse período. Aulas online, crianças o tempo todo dentro de casa e pais e mães trabalhando em home office tornaram-se regra e, dentro de todo esse novo cenário, um ponto em particular tem levantado preocupação: como anda a saúde e a alimentação de nossas crianças?

Para falar sobre o assunto e sobre como manter escolhas saudáveis e nutricionalmente adequadas, a Danone Nutricia – que acredita no poder da nutrição para transformar vidas – convidou a pediatra Flávia Nassif.

“As crianças estão sendo privadas da infância. Não podem sair, não podem se encontrar com os amigos, não podem brincar no parque, não podem visitar os avós. E essas proibições todas têm impacto na saúde, pois estar saudável não significa só não estar doente: significa estar bem em sua totalidade, física e mental, podendo se alimentar bem, dormir bem e se desenvolver”, pontua.

Em seu consultório em São Paulo, a pediatra tem notado, a cada mês, um aumento nas queixas. As reclamações, no entanto, são sempre as mesmas: as crianças estão se alimentando mal, dormindo mal, fazendo menos atividade física e apresentando mais dores de cabeça, nos olhos, e costas – essas últimas, resultados das horas e mais horas em frente aos eletrônicos, como computador e celular.

“Não é de se estranhar que as queixas sejam essas. As crianças estão mais ociosas, já que estão confinadas e sem poder ir à escola, e acabam descontando o tédio e a ansiedade na comida. Os pais relatam aumento no consumo de guloseimas, ganho de peso, menor atividade física. É um ciclo”, afirma a pediatra.

A médica chama a atenção, sobretudo, para o aumento nos casos de obesidade infantil. Algumas pesquisas feitas ao longo da pandemia já apontam uma tendência de piora na alimentação de modo geral entre a população. Um estudo feito na Itália, publicado pelo periódico Obesity, apontou que as crianças têm comido em média uma refeição a mais por dia, além de terem aumentado a ingestão de alimentos ultra-processados como doces, bolachas recheadas e salgadinhos.

A boa notícia é que é possível, com pequenas mudanças, ajudar as crianças a reverterem esse quadro. “Os pais podem começar restringindo a oferta de guloseimas e ficando mais próximos e atentos à alimentação dos filhos. Incentivá-los a gastar mais energia também é importante”, aponta Flávia.

Confira abaixo algumas dicas da pediatra para, aos poucos, os pais ajudarem as crianças a voltar à rotina e melhorar a alimentação:

· Mude suas compras: se não houver guloseimas em casa, as crianças não comerão.

· Ensine seus filhos a fazer escolhas mais saudáveis. Substitua bolachas recheadas por um bolo caseiro, por exemplo.

· Incentive a atividade física, mesmo que dentro de casa. Existem sites e aplicativos com treinos rápidos, de 5 a 15 minutos, que ajudam a criançada a se mexer.

· Em horários com menos aglomeração, tente frequentar parques e locais abertos para fazer caminhadas e, muito importante, tomar sol! Após tanto tempo em casa, é importante repor a vitamina D.

· Passe mais tempo com as crianças. Troque o tempo no celular ou em frente ao computador por jogos em família, rodas de conversa, brincadeiras.

Por fim, a pediatra lembra que paciência e persistência são fundamentais. “Foram meses nesse processo e não é possível determinar quanto tempo vai levar para as crianças se recuperarem e atingirem um equilíbrio, até porque cada organismo reage de uma forma diferente. O importante é começar. Aos poucos, todos vão readaptando seus hábitos alimentares”, conclui.

Iniciativas Danone Nutricia

Danone Nutricia acredita que a nutrição transforma vidas e por isso desenvolve diversas iniciativas. Para apoiar a jornada da maternidade e paternidade com conteúdos preparados exclusivamente para as famílias, visite a página Juntos Sendo Pais. Para ter apoio na jornada da educação alimentar das crianças, conheça o programa Nutriação.

Durante o período de pandemia, Danone Nutricia também ampliou sua atuação na luta contra o coronavírus, realizando doação de produtos para ajudar na suplementação nutricional de pacientes e investindo em pesquisas para avaliar o papel da nutrição na recuperação da doença, além de trazer informação sobre a pandemia, quarentena e imunidade. Para saber mais, clique aqui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version