SEGS Portal Nacional

Saúde

HCor dá início a atendimentos virtuais para o tratamento de bebês e crianças com cardiopatias congênitas

  • Segunda, 14 Dezembro 2020 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Teleconsultas buscam promover melhor recepção e cuidado dos pacientes recebidos de outras regiões do País; Equipe do hospital também capacita profissionais da rede pública para viabilizar o atendimento desses pacientes em seus estados de origem

Em meio à pandemia de Covid-19, a telemedicina ganhou força a fim de se garantir o acesso à continuidade de tratamentos e até mesmo consultas de rotina. No HCor, as teleconsultas se tornaram realidade em diferentes especialidades e, agora, também passam a beneficiar pacientes com cardiopatias congênitas de fora de São Paulo, encaminhados pela regulação nacional. O projeto é viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.

De acordo com Dra. Patrícia Elias, cardiologista da equipe de cardiopediatria, esses bebês e crianças já são atendidos no hospital para serem submetidos a cirurgias, o que muda com a implantação das teleconsultas é a otimização da rotina de atendimento, que se torna mais rápida e assertiva.

“Através da plataforma digital (DR. TIS), nós temos a atualização da condição clínica da criança e a avaliação do médico que a acompanha em sua cidade. Com essas informações, nossa equipe consegue passar todas as orientações para que essa criança chegue ao hospital seguindo todos os protocolos, em condições adequadas para tratar a cardiopatia”, explica.

Ainda segundo ela, antes da telemedicina, algumas vezes era necessário esperar que a criança estivesse apta para a cirurgia com ela longe de casa, o que demandava tempo e custo.

A Dra. Ieda Jatene, cardiologista e Líder Médica do Serviço de Cardiologia Pediátrica, comenta que, além dessas consultas pré-cirúrgicas, em alguns casos, pode ser realizado o acompanhamento desse paciente após o procedimento.

Transferência de conhecimento

Transferir conhecimento é uma das maneiras mais assertivas para o fortalecimento da saúde no Brasil e a forma pela qual o HCor busca ampliar o acesso ao atendimento rápido e de qualidade a famílias com bebês acometidos por cardiopatias congênitas.

“Nosso objetivo é compartilhar expertise, a fim de minimizar o vazio assistencial de determinadas regiões. Após o treinamento, esses profissionais já estão capacitados tecnicamente a realizar cirurgias e todo o acompanhamento de crianças com cardiopatia congênita em seu estado de origem, podendo atender os pacientes que ali residem”, destaca a superintendente de Responsabilidade Social do HCor, Bernardete Weber, que fica à frente da área que coordena os projetos da instituição viabilizados por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), como é o caso das capacitações em cardiopatias congênitas.

Roberta Rehem de Azevedo, líder de projetos da Plataforma Congênitos do HCor, explica que, a depender de sua área de atuação, cada profissional é alocado com seus pares e permanece por uma semana ou mais acompanhando de perto todos os processos e fluxos estabelecidos para esses pacientes. “Nutricionistas ficam sete dias conosco, fisioterapeutas e enfermeiros, 10, enquanto os médicos passam 15 dias acompanhando o atendimento ambulatorial, cirurgias e exames”, comenta.

Realizado desde 2009 pelo hospital, em 2020, o projeto passou por um período de interrupção devido à pandemia de Covid-19, mas, em outubro, retomou as atividades com turmas presenciais.

Área exclusiva em cardiopatias congênitas

Hospital referência em cardiologia no País, o HCor conta com uma área exclusiva destinada a oferecer uma linha de cuidado completa a pacientes com diagnósticos de cardiopatias congênitas, tanto pela saúde suplementar quanto pelo SUS, por meio de sua filantropia.

No Brasil, hoje, cerca de 30 mil crianças nascidas podem ser diagnosticadas com cardiopatias congênitas, anormalidade da estrutura ou função do coração que englobam alterações desde o feto até a idade adulta.

O atendimento a esses pacientes no hospital foi estruturado há mais de 35 anos (em 1983) e, de lá para cá, a instituição implementou uma unidade totalmente dedicada a esses pacientes. Além da área física, a instituição conta com equipe médica especializada, equipe multiprofissional treinada e equipamentos de última geração.

O programa de cardiologia fetal permite o acompanhamento das gestantes e a realização de partos cujos fetos apresentam cardiopatias graves que necessitam de tratamento (cirúrgico ou por cateterismo) logo após o nascimento, e a continuidade do seguimento sempre que necessário, uma vez que alguns pacientes podem necessitar de novos procedimentos ao longo da vida.

A área de Cardiopatia Congênita do HCor realiza todos os tipos de procedimento, como: atendimento ambulatorial; exames de imagem (necessários para a confirmação e esclarecimento do diagnóstico da cardiopatia congênita); transplantes cardíacos; cirurgias convencionais; e cirurgias híbridas (realizadas nas chamadas Salas Híbridas, onde o cirurgião e o hemodinamicista trabalham em conjunto em um ambiente que une centro cirúrgico e laboratório de hemodinâmica para procedimentos de intervenção não cirúrgica, associados a equipamentos de imagem de alta definição).

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. O HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia. Hoje, além do escopo de atendimentos cardiológicos, o hospital oferece serviços de excelência também nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica, ganhando destaque como um hospital multiespecialista. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Na ciência, o Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version