SEGS Portal Nacional

Saúde

A vacina contra a Covid: como na cardiologia, melhor prevenir

  • Segunda, 30 Novembro 2020 10:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Albernaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Américo Tângari Jr.

A discussão no Brasil e no mundo em torno da chegada da vacina contra a Covid-19 é absolutamente inócua, um mero exercício irresponsável de futurologia, uma vez que não faz qualquer sentido duvidar de fármacos que ainda estão sendo testados nos melhores laboratórios e centros de pesquisa do planeta.

Mas alguns leigos se arvoram no direito de determinar o que serve ou não para salvar a vida de pessoas, como se fossem os mais preparados cientistas do mundo. Na verdade, politiza-se a futura vacina como se fosse ela candidata a eleição. Até o comportamento da sociedade, normalmente de defesa, vira objeto de cobiça.

Essas pessoas desconhecem o valor das vacinas em geral para a preservação da espécie e sua luta desesperada contra doenças fatais, como o sarampo, a varíola ou a meningite meningocócica, além de outras que podem deformar um corpo, como a poliomielite.

Talvez até tenham tomado vacinas quando crianças e se livrado de males maiores, e sem registro de questionamento sobre a origem do produto, inclusive dos equipamentos que realizam exames ou terapias medicamentosas em geral na medicina.

Convém traçar um paralelo entre uma vacina e as doenças do coração, como um AVC ou um infarto, responsáveis por 380 mil mortes por ano no Brasil e 18 milhões no mundo. Números pandêmicos! Imagine ficar livre da ameaça de ataques cardíacos após receber uma ou duas doses de um imunizante. Um alívio para a Humanidade.

Nos dois casos, a chave que determina a longevidade da vida se chama prevenção. Sem a vacina, ainda estamos todos sob a ameaça desse novo vírus que se propagou pelo mundo. Como pode alguém ser contra um fármaco que salva?

Se podemos ter uma vacina contra a Covid, no caso de doenças cardíacas a prevenção já é do conhecimento dos cidadãos, mas nem todos seguem os conselhos médicos e se livram de males que matam. Um conjunto de medidas pode ser considerado com eficácia semelhante às vacinas.

Por exemplo, as consultas médicas para realizar avaliações periódicas e controle de fatores de risco: má alimentação, sedentarismo, estresse, tagabismo, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto etc. Mas temos hoje terapias avançadas no controle destas doenças, a partir da evolução tecnológica com exames apurados. Além do ECG simples, contamos com exames esclarecedores como a Ressonância Magnética e Angiotomografia do coração.

Mesmo que não tenha sintomas de deficiências coronárias, a consulta médica é essencial para prevenir surpresas desagradáveis. Claro, aqui não deve haver jamais interferências de quem quer que seja, como deve ser também saudável a relação entre médico e paciente no caso da Covid ou de qualquer doença.

E agora temos à disposição a telemedicina, um avanço tecnológico que democratiza o acesso à medicina de qualidade. Por tudo isso, convém sempre lembrar: a vacina é um direito, não obrigação.

Sua saúde pertence somente a você e não está a serviço de nenhum demagogo de plantão, mas cabe reforçar que a vacina é uma excelente prevenção da Covid, cientificamente comprovada, e pode evitar a morte de milhares de pessoas. Quanto a isso, há pouco espaço para debates e misticismos.

(*) Américo Tângari Junior é especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version