SEGS Portal Nacional

Saúde

Novembro azul: saiba quais os problemas que envolvem a próstata e alguns fatores de risco

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flora Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença masculina é registrada normalmente a partir dos 65 anos. Diagnóstico precoce amplia possibilidade de sucesso no tratamento

Números da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015 revelaram que, nos 12 meses anteriores à sua divulgação, apenas 63,9% dos homens procuraram um médico, contra 78% das mulheres. Prova de que os homens, por medo ou por teimosia, cuidam menos da própria saúde.

O Novembro Azul tem a intenção de fazer com que os homens prestem mais atenção em sua própria saúde. Dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças masculinas, o mês tem sido o período em que se discute formas eficazes de combate a um dos principais problemas a atingir o homem a partir da meia idade: o câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Por registrar 75% dos casos em todo o mundo entre homens a partir dos 65 anos, é considerado como uma doença de terceira idade. O que não significa que os cuidados devam ser deixados para depois.

Problema de homem

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens e que fica na parte baixa do abdômen. Pequena e em formato de maçã, fica abaixo da bexiga e à frente do reto. É responsável pela produção do sémen e envolve a parte inicial da uretra, canal que elimina a urina da bexiga.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Por isso, a realização dos exames é fundamental. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. Mas dificuldades para urinar, ou a necessidade em excesso, várias vezes ao dia ou à noite, a diminuição no jato e eventual sangue na urina devem ser investigados. Ainda que, na maior parte das vezes, tais sintomas não sejam necessariamente sintoma de câncer.

O diagnóstico é feito a partir de dois exames: o de sangue e o retal. O ideal, explica o dr. Ruimario Machado Coelho, urologista do Hospital INC, é realizar os exames a partir dos 45 anos. “É o médico quem vai indicar qual o exame ideal para o paciente, se o de sangue ou o de toque”, define. Já em sua fase avançada, pode provocar dor nos ossos, sintomas urinários e até insuficiência renal ou infecção generalizada.

Há alguns fatores de risco. Um deles é caso de histórico na família. Pai ou irmão que tenham enfrentado o problema antes dos 60 anos podem sinalizar atenção. Excesso de gordura corporal é outro fator para o aumento do risco de câncer avançado. A exposição a aminas aromáticas (utilizadas na indústria química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (empregado como conservante de madeira e de agrotóxico), e a produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas pode contribuir para o desenvolvimento da doença.

Hiperplasia

A hiperplasia da próstata (ou prostática) é o aumento do tamanho da próstata. Benigno, não está relacionado diretamente com o câncer na região. E atinge boa parte da população masculina a partir dos 40 anos – até os 49 anos, atinge aproximadamente 25% dos homens; entre 70 e 80 anos a incidência pode chegar a 80%.

“A hiperplasia é uma questão quase natural em homens depois dos 45 anos. Em alguns homens, pode apresentar sintomas e a cirurgia ser o mais indicado; em outros, um tratamento com medicamentos é suficiente e um outro grupo não vai sentir nada. Só não tem aumento de próstata que, infelizmente, morre cedo”, informa o especialista.

As consequências são dificuldade para urinar, ou o aumento de vezes para aquele xixi noturno, o fluxo fraco de urina e a sensação de que a bexiga não se esvaziou totalmente. “Em alguns casos, acontece a retenção urinária, que é quando o paciente não consegue mais urinar”, explica o dr. Ruimario. O problema pode evoluir para uma infecção urinária, já que a urina retida pode proporcionar a proliferação de bactérias.

Um dos fatores de risco é o histórico familiar, por isso não há prevenção específica para o problema. Mas alguns cuidados precisam ser tomados, como a manutenção de hábitos saudáveis: boa hidratação, não fumar, fazer atividades físicas regulares, evitar sobrepeso e obesidade e manter boa qualidade do sono.

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui o centro neurocirúrgico mais tecnológico do Brasil e é pioneiro na América Latina a obter tecnologias como GammaKnife – cirurgia cerebral sem corte, e o primeiro a utilizar a ressonância magnética intraoperatória no país. O INC conta com um corpo clínico composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento de pacientes de todo o Brasil e diversos países da América Latina, em neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca, além de outras áreas tais como oncologia, otorrino, dermatologia, cirurgia digestiva, ortopedia, dentre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version