SEGS Portal Nacional

Saúde

Diabetes: rotina saudável contribui para afastar o risco e a controlar melhor a doença

  • Sexta, 13 Novembro 2020 13:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Mafra
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dia Mundial do Diabetes reforça a importância da prevenção dessa doença que é fator de risco para a COVID-19. Endocrinologista da Unimed-BH explica sobre os cuidados com o pé diabético

Crônica e silenciosa, o Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar - ou melhor: de glicose - no sangue. Essa elevação pode acontecer devido a problemas no pâncreas ou na ação da insulina, que é um dos hormônios produzido por essa glândula. O endocrinologista cooperado da Unimed-BH Paulo Augusto Miranda explica que “a função da insulina é fazer com que a glicose entre nas células e possa ser aproveitada a fim de gerar energia para o corpo. A falta dessa insulina ou um defeito em sua ação resulta, portanto, no acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia”.

A doença pode ser dividida em três tipos: o diabetes tipo 1, de origem autoimune; o tipo 2, que representa cerca de 90% dos casos, associado aos hábitos de vida e à obesidade; e o diabetes gestacional, que atinge mulheres durante a gravidez. Entre as complicações mais graves estão a cegueira, perda da função dos rins, infarto do miocárdio (ataque do coração), acidente vascular cerebral (AVC) e amputação de membros.

Segundo dados de 2019 da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença atinge mais de 16,5 milhões de pessoas no Brasil, sendo que metade delas não sabe que são diabéticas. A campanha do Dia Mundial do Diabetes busca reforçar a importância de se fazer o rastreamento da doença e garantir o diagnóstico o mais cedo possível, para que o controle e o tratamento sejam iniciados, a fim de reduzir os riscos de complicações. “Não existe fórmula mágica. Para se evitar o diabetes, a medicina recomenda a adoção de hábitos saudáveis, a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada e, principalmente, manter-se bem informado” Esse é o recado do endocrinologista cooperado da Unimed-BH para o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

O diabetes, assim como a obesidade, são fatores de risco associados às formas mais graves da covid-19. “É importante, ainda mais durante a pandemia, que as pessoas procurem reforçar hábitos e práticas saudáveis e mantenham o acompanhamento médico regular, pois sabemos que o controle da diabetes e da obesidade pode fazer a diferença em relação ao agravamento ou não de doenças infecciosas como a covid-19”, destaca o especialista.

CUIDADOS COM OS PÉS

Paulo Miranda reforça que o diabetes mal controlado aliado ao tabagismo, que também contribui para a insuficiência vascular, pode culminar em complicações crônicas, como o “pé diabético”, fator ligado a um alto número de amputações em todo o mundo. Segundo o endocrinologista, portadores da doença têm maior risco de que problemas nas pernas e, principalmente, nos pés tornem-se mais graves, devido a uma dificuldade na cicatrização de feridas, causada pela diabetes.

O endocrinologista destaca que é importante para o diabético criar o hábito examinar os próprios pés, inclusive entre os dedos e por baixo, na planta ou sola. “Se necessário, use um espelho para auxiliá-lo nesse autoexame. Além disso, lave os pés todos os dias, secando bem, principalmente entre os dedos. Caso perceba calos ou bolhas, tenha muito cuidado, pois são sinais de que algo está agredindo os seus pés.”

Apesar de não ter cura, o diabetes pode - e deve - ser controlado. Paulo Miranda afirma que o foco do tratamento é o bem-estar do paciente. Por isso, vem aumentando as opções tecnológicas e de medicamentos a fim de melhorar a qualidade de vida após o diagnóstico. Porém, ele reforça que apenas o medicamento não é suficiente: “a parte mais importante do tratamento é a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, além de seguir as orientações do seu médico. Não raro, as pessoas se afastam do tratamento ao perceber os desafios a serem enfrentados. É preciso estimulá-las a procurar um médico e as campanhas de conscientização, como o Dia Mundial do Diabetes, ajudam a cumprir esse propósito”, finaliza o especialista.

Para ajudar com informações úteis e relevantes, a Unimed-BH oferece uma cartilha digital, com orientações para que diabéticos possam reduzir as chances de complicações mais graves da doença nas pernas e nos pés, tais como a neuropatia diabética (comprometimento dos nervos das pernas) e a insuficiência vascular periférica (falta de circulação nas pernas e pés). O documento, com dicas e recomendações, pode ser acessado em: tinyurl.com/pediabetico-unimedbh


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mar 20, 2026 Saúde

4 estratégias que realmente ajudam no emagrecimento no…

Mar 20, 2026 Saúde

Além da higiene bucal: mitos e verdades sobre o mau…

Mar 19, 2026 Saúde

Queda de cabelo exige investigação e cuidados corretos…

Mar 19, 2026 Saúde

Março Amarelo reforça importância do diagnóstico…

Mar 19, 2026 Saúde

Intestino circadiano: por que o horário das refeições…

Mar 18, 2026 Saúde

Março Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico…

Mar 18, 2026 Saúde

Canetas de emagrecimento podem reduzir mais músculo do…

Mar 18, 2026 Saúde

Porque jovens de 20 e 30 anos estão desenvolvendo…

Mar 17, 2026 Saúde

Circulação da influenza reforça necessidade de…

Mar 17, 2026 Saúde

Dor Que Ignora? Pode Ser Pancreatite — E Em Alguns…

Mar 17, 2026 Saúde

Estética e respiração no mesmo procedimento: por que a…

Mar 17, 2026 Saúde

Almoço do CVG-SP debate seguro de vida sob a…

Mar 16, 2026 Saúde

Quase 15% das brasileiras ainda não fazem o…

Mar 16, 2026 Saúde

5 dicas para idosos que querem começar a praticar…

Mar 16, 2026 Saúde

Mitos sobre cannabis medicinal persistem no Brasil…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version