SEGS Portal Nacional

Saúde

Futuro do trabalho: Saúde mental dos profissionais é novo ponto de atenção às empresas

  • Terça, 10 Novembro 2020 12:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa da Workana revela que, apesar de 76,1% dos clts terem trabalhado bem de casa, aspectos psicológicos têm pesado; 28% das mulheres disseram ter sofrido de ansiedade no trabalho à distância; Entre os homens, índice ficou em 8,33%

Com uma nova realidade, na qual, mesmo no pós-pandemia há a possibilidade de algumas empresas adotarem o home office definitivamente ou de forma híbrida, surge também um novo ponto de atenção aos gestores: a saúde mental dos colaboradores - e como mantê-la em dia. Dados do novo relatório anual da Workana , maior plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, mostram que 76,1% das pessoas com carteira assinada manifestaram ter trabalhado muito bem remotamente, inclusive, 27,3% afirmaram ter aproveitado o tempo que deixaram de gastar no traslado até o escritório para estudar online, e 20,9% para passar mais tempo com a família, como podemos ver no gráfico abaixo:

São vários fatores positivos. Porém, neste cenário atípico que estamos vivendo, com inúmeras incertezas quanto à economia, uma grande sensação de instabilidade, e a necessidade de os profissionais se dividirem entre afazeres de casa, atenção à família, videoconferências, é possível notar que esse novo modelo de trabalho acabou comprometendo o psicológico de algumas pessoas, de 43,7%, para sermos mais exatos, que sofreram dos seguintes transtornos:

As mulheres foram as mais acometidas pela ansiedade: 28% delas afirmaram ter enfrentado o problema. Entre os homens, a taxa ficou em 8,33%. Foram elas também que tiveram mais dificuldade de concentração. A porcentagem ficou em 24% entre as mulheres, e 17,71% entre eles. E quanto ao estresse, os homens sofreram mais, com 7,29% ante 5% das mulheres.

Inteligência emocional

O mercado tem visado profissionais com uma alta capacidade de equilibrar seus próprios sentimentos, mas várias questões influenciam a trajetória rumo à inteligência emocional plena de fato, dentre elas, a pressão do próprio mercado quanto ao desenvolvimento dessa competência - desenvolvimento esse que, não necessariamente deve ocorrer de forma solitária e urgente.

Diante dos números de transtornos psicológicos apontados acima, Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, destaca que o discurso de que questões pessoais devem ser separadas do lado profissional está ultrapassado, e não condiz mais com a realidade. "O trabalho remoto está aí, como uma opção vantajosa e saudável a todos, desde que as empresas compreendam que são movidas por pessoas, e atuam para pessoas. É fundamental humanizar as relações, até porque, o gestor contribuir para que o funcionário desenvolva sua inteligência emocional só trará ganhos a ambas as partes", explica.

Ainda segundo pesquisa da Workana, 84,2% das organizações estão pensando em promover o trabalho remoto depois da pandemia. Positivamente, muitas delas entenderam a importância de focar no bem-estar das pessoas, e já colocaram ações voltadas ao lado humano - como flexibilidade de horário, e suporte a quem tem filhos - na lista de prioridades:

"A pandemia por si só já causa uma sobrecarga psicológica, e todo mundo enfrenta problemas diariamente. Se ao invés de apostar em especialistas para acompanhar, dar suporte aos profissionais, e mantê-los mentalmente saudáveis, o mercado colocar mais e mais empecilhos, colaboradores incríveis serão perdidos, não haverá mais contratações, e nem evolução", conclui Schwebel.

Sobre a Workana

Fundada em 2012, a Workana é um marketplace que conecta freelancers a empresas e possui atuação em toda a América Latina. A plataforma oferece flexibilidade e agilidade na contratação de profissionais para os projetos cadastrados. Com oito anos de atuação, a empresa já atingiu a marca de mais de um milhão de projetos postados na plataforma e possui, atualmente, mais de 3,2 milhões de freelancers cadastrados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version