SEGS Portal Nacional

Saúde

Por que devemos acreditar na cirurgia robótica?

  • Quinta, 05 Novembro 2020 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Yole
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Para o câncer de próstata, nova técnica pode ajudar a recuperar função erétil mais rápido

Quando o assunto é medicina, podemos sempre pensar em inovação. Há alguns anos, quando se pensava em uma prostatectomia radical, ou seja, a remoção total da próstata para tratamento do câncer, a única opção era os procedimentos a "céu aberto".

Com o tempo, foram sendo introduzidas técnicas mais modernas, como a laparoscopia, e felizmente, hoje as cirurgias com a ajuda de “robôs” já é uma realidade em todo o país. A cirurgia robótica é uma extensão natural do esforço e pioneirismo dos urologistas em realizar manipulações cirúrgicas controladas dentro da via urinária.

“A cirurgia minimamente invasiva modificou a rota e o acesso aos órgãos doentes e tem provocado significativos avanços para o tratamento de muitas doenças urológicas. As novas tecnologias como a robótica surgiram para melhorar e aprimorar os tratamentos cirúrgicos, trazendo mais delicadeza e precisão nas dissecções de órgãos e tumores, e também reduzindo o cansaço do cirurgião facilitando sua concentração e atenção ao ato operatório”, explica Dr. Marcos Dall’Oglio, urologista e Professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina da USP.

Vantagens

Infelizmente, ainda existem alguns mitos sobre a cirurgia robótica, mas o Dr. Marcos Dall’Oglio esclarece que durante o procedimento, o cirurgião usa o robô como uma ferramenta, que por meio de movimentos por meio de pinças articuladas, reproduz fielmente os comandos do cirurgião, tornando a cirurgia mais precisa, além de permitir alcançar áreas mais profundas de uma maneira segura e controlada.

“Isso porque a visão tridimensional dos campos operatórios possibilita total controle do procedimento, inclusive a preservação de nervos e vasos sanguíneos vitais para determinadas funções do organismo, como aquelas relacionadas à ereção e controle da urina, preocupações frequentes em pacientes com câncer de próstata”, explica.

Na questão de impotência sexual, por exemplo, ao contrário de cirurgias abertas, em que cerca de 90% dos pacientes são afetados, isso não ocorre em cirurgias robóticas, onde apenas 10% dos homens apresentam disfunção erétil.

Outra vantagem é como os cortes são muito pequenos, o tempo de recuperação pós-operatório é mais rápido, o paciente corre menos risco de infecções e necessidade de transfusão de sangue, além de menos probabilidade de desenvolver hérnias.

Vale ressaltar também que, o paciente sente menos dor e menor necessidade de analgésicos e consequentemente, menor tempo de internação, o que se reflete diretamente no retorno precoce às suas atividades.

Embora alguns pacientes relutem quanto ao tratamento cirúrgico, Dr. Marcos Dall'Oglio afirma que as novas tecnologias, como a robótica, surgiram para melhorar e aprimorar os resultados, devido à maior precisão nas dissecções de órgãos e tumores.

“Obviamente que, o médico responsável deve avaliar a condição do paciente e determinar se é ou não candidato à cirurgia robótica”, comenta o urologista.

No entanto, no caso de tratamento para câncer de próstata, as cirurgias robóticas já são uma realidade no Brasil, sendo considerada a melhor opção.

Dessa maneira, os especialistas são unânimes em afirmar que os resultados são excepcionais, principalmente sob a perspectiva do paciente, o que lhe proporciona uma qualidade de vida muito melhor.

É importante lembrar também a importância dos exames regulares, pois quando o câncer de próstata é diagnosticado precocemente, as chances de prognóstico positivo aumentam consideravelmente, e nem todos os tumores precisam ser removidos.

Felizmente, ainda segundo o Dr. Marcos Dall'Oglio, os avanços tecnológicos mostram uma diminuição de complicações, tanto durante o procedimento quanto no pós-operatório.

Apenas a título de informação, homens que apresentam câncer de próstata com baixa agressividade e diagnosticados precocemente, a taxa de sucesso é de até 98%.

Sobre Dr. Marcos Dall'Oglio

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina da USP desde 2008. Tem certificação para atuar em cirurgia robótica (Urologia) pela Intuitive Da Vinci Surgical System Training. Atuou como Diretor Médico Oncocirúrgico e Chefe do Setor de Uro-Oncologia do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e como Chefe do Setor de Uro-Oncologia da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas (HCFMUSP). Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP desde 2012. Atua em Cirurgia Robótica Urológica, com linhas de pesquisa principalmente nos seguintes temas: fatores prognósticos do carcinoma de células renais, câncer de bexiga, de próstata e testículo, neoplasias malignas do trato genitourinário, técnicas cirúrgicas em urooncologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version